*A licença- maternidade de 180 dias, já praticada por empresas públicas e algumas privadas, está mais perto de ser uma realidade para todas as mulheres. Foi aprovado, nessa quarta-feira , na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o Projeto de Lei que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias. O texto, de autoria da senadora Rose de Freitas (foto), do MDB do Espírito Santo, também permite ao pai acompanhar a mãe do bebê em consultas e exames durante a gravidez. Como foi aprovado em caráter terminativo, caso não haja recurso para que a proposta seja analisada pelo plenário do Senado, o texto seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
*Deputados federais e estaduais que desejarem mudar de partido a tempo de se candidatarem nas eleições de 2018, sem correr riscos de perderem seus mandatos, têm até meia-noite desta sexta-feira (6) para se beneficiarem da chamada “janela partidária” e trocarem de partido. A brecha para a troca de legendas, no entanto, não beneficia vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.
*A revelação, com certeza, agradou as mulheres. A Apple revelou que paga às mulheres mais que aos homens, em média, por hora. A fabricante do iPhone divulgou em seu mais recente relatório que o salário médio para as suas funcionárias é 2% maior do que para os trabalhadores do sexo masculino em todos os seus três negócios.
*A Aliança Francesa de Belo Horizonte abre, em sua sede, na Savassi, a temporada de 2018, com o lançamento nesta quinta-feira (5) da mostra coletiva “Arte na LuTa”. Os trabalhos foram escolhidos por meio de um edital de ocupação da galeria Georges Vincent. Oito projetos de sete artistas e um coletivo, formado por três artistas, vão expor mensalmente na sede da instituição, ao longo do ano. Participam do projeto os artistas Anna Göbel, Carolina Botura, Flávia Ventura, Gilmara Oliveira, Isabella Leite, Marcel Diogo, Zi Reis e o coletivo formado por Vinícius Rezende, Karine Assis e Marina Morais.
*Os pedidos de falência caíram 22,6% no acumulado trimestral em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados com abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mantida a base de comparação, as falências decretadas e os pedidos de recuperação judicial aumentaram 28,4% e 23,4%, respectivamente. As recuperações judiciais deferidas registraram queda de 8,3% no mesmo período.
*O programa A Voz do Brasil, que está há mais de 80 anos no ar, poderá ser veiculado pelas emissoras de rádio no intervalo das 19h às 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h. A lei que flexibiliza o horário foi sancionada ontem pelo presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. A lei passa a valer a partir desta quinta-feira (5), conforme o Planalto. O programa transmite as ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. As informações vão ao ar de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. O material referente ao Executivo é produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).