Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A reforma trabalhista implantada pelo governo Temer completa seis meses e vai ser tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Os parlamentares receberão representantes do setor sindical e da Justiça do Trabalho a partir das 9h desta segunda-feira. A iniciativa partiu do senador Paulo Paim (foto), PT-RS. A Lei 13.467/2017 foi sancionada em julho do ano passado, dois dias depois de ter sido aprovada pelo Congresso Nacional. No Senado, o texto foi aprovado sem alterações em relação ao que passou pela Câmara, o que gerou revolta dos oposicionistas. Havia um acordo entre a maioria governista e o Planalto para que o presidente enviasse uma Medida Provisória posteriormente, permitindo a alteração de alguns pontos mais controversos. A MP foi enviada em novembro do ano passado, mas perdeu a validade em abril deste ano, sem ter sido votada.

 

*Num intervalo de cinco anos (2011-2015), 210 mil pessoas perderam a vida no Brasil em função da violência no trânsito. Foram cinco mortes a cada hora, ou uma a cada 12 minutos, conforme dados destacados recentemente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Essa realidade e a importância de novas posturas no trânsito serão discutidas amanhã, em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Convocada por ocasião da campanha Maio Amarelo, de combate aos acidentes de trânsito no mundo, a reunião será às 14h30, no Auditório da Assembleia Legislativa (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Fábio Cherem (PDT), que preside a comissão. “Esse é um assunto que precisa ser tratado por todos, órgãos do governo e sociedade civil. O acesso da população a veículos aumentou muito nos últimos anos e o número de acidentes fruto da imprudência é alarmante”, frisa o deputado.

 

*O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) celebrou 170.905 novos contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades particulares brasileiras em 2017. O total, que representa a soma dos contratos fechados no primeiro e no segundo semestres, é o mais baixo em seis anos, segundo dados obtidos pelo G1 junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio da Lei de Acesso à Informação. O levantamento mostra ainda que mais da metade dos contratos em fase de amortização estava com pelo menos um dia de atraso no pagamento em fevereiro.

 

*O Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), realiza, no período de 22 a 27 de maio, a 58ª Exposição Estadual Agropecuária, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. Tradicional no calendário agropecuário do estado e com entrada gratuita, o evento é realizado em parceria com a Faemg e as instituições vinculadas ao sistema operacional da agricultura – Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela gerência do Parque da Gameleira e pela operacionalização da exposição.

*Ao longo de quase 60 edições, a exposição tem cumprido sua função de dar visibilidade a importantes setores do agronegócio mineiro, viabilizando negócios e promovendo oportunidades de reciclagem de conhecimentos. “Essa é uma oportunidade para que todos conheçam a força e a diversidade da produção agropecuária no estado. No ano passado, o PIB do setor no estado alcançou R$192,4 bilhões”, afirma o Secretário interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.