*O ministro Carlos Marun disse nesse sábado que “radicais” tentam retomar a greve dos caminhoneiros. “Realmente, existem alguns radicais tentando fazer com que o movimento se retome através do WhatsApp, mas nós temos a expectativa de que isso não vai acontecer”. De acordo com Marun (foto), o movimento é pequeno e está sendo monitorado pelo governo.
*Termina hoje o prazo para que transexuais e travestis possam solicitar a identificação pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação deve ser feita na Página do Participante. O candidato deve informar CPF, senha e o nome social usado. Devem ser anexados documentos comprobatórios: fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação.
*O Tribunal Superior de Rhode Island, nos EUA, decidiu que um prisioneiro não pode processar o estado por negligência, por uma razão medieval: ele está civilmente morto. Segundo os ministros da Corte, uma lei antiga do estado de Rhode Island estabelece que um prisioneiro sentenciado à pena de prisão perpétua é condenado à morte civil. Na ação, o detento alegou que os carcereiros facilitaram um ataque contra ele por outro prisioneiro, com uma navalha que entrou na prisão escondida em uma barra de sabão. Foram necessários 60 pontos para fechar o corte, que lhe deixou uma grande cicatriz em sua face esquerda. A lei citada pela corte estabelece, em parte: “Qualquer pessoa condenada à prisão perpétua em instituições correcionais para adultos deve, com respeito a todos os direitos de propriedade, à ligação do matrimônio e a todos os direitos civis e relações de qualquer natureza, seja o que for, ser considerada morta sob todos os aspectos, como se sua morte natural tenha ocorrido no momento da condenação”.
*Eleitores de três cidades mineiras voltam às urnas hoje para eleger prefeitos e vices. A votação vai de 8h até 17h em Guanhães, Ipatinga e Pocrane. Os resultados das votações podem ser acompanhados pelo portal do TSE. Ao acessar a página, selecionar na aba “Eleição” qual a eleição suplementar que será consultada. Em seguida, clicar Minas Gerais no mapa e selecionar o município pesquisado.
*Desde a tarde desse sábado, o motorista já podia abastecer mais de R$ 100 por veículo nos postos em Minas, segundo a Polícia Militar (PM). Antes, a aquisição de combustível estava limitada por conta da escassez gerada pela greve dos caminhoneiros. De acordo com a PM, que a medida foi tomada em conjunto com o Ministério Público, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Minaspetro. O grupo constatou que cerca de 70% dos postos de abastecimento de combustíveis já está funcionando normalmente e a restrição não é mais necessária. A previsão do Minaspetro é que a situação do reabastecimento volte à normalidade já neste domingo.