Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel (foto), instaurou portaria para apurar se um promotor cometeu infração disciplinar ao ofender o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista, o promotor de Justiça de Goiás Fernando Krebs disse que Gilmar é “o maior laxante do Brasil”, em alusão aos Habeas Corpus concedidos pelo ministro para encerrar prisões preventivas ilegais. O promotor, na manhã de quinta (7/6), participou de um programa da Rádio Brasil Central e afirmou que o ministro seria o “maior laxante do Brasil” por “soltar todo mundo, sobretudo criminosos de colarinho branco”. Na mesma entrevista Kebs disse que Gilmar Mendes “cria sua própria lei” e, após afirmar que não sabe como o ministro está no Supremo, indagou: “Será que não tem ninguém com peito no Brasil para investigar um ministro do Supremo?”.

 

*O senador Magno Malta, do PR capixaba avisou ao deputado federal capitão Jair Bolsonaro, do Rio de Janeiro, pré-candidato do PSL à Presidência da República, que não aceita ser o candidato a vice na sua chapa. O aviso inviabiliza a estratégia de Bolsonaro de fechar uma aliança com o PR para aumentar seu tempo na propaganda de TV. “Sou candidato a senador”, afirmou Malta ao jornal O Estado de S. Paulo. O parlamentar capixaba era visto como o vice ideal pelo grupo político de Bolsonaro por ter o perfil ligado à direita e a grupos conservadores, que são a sustentação do deputado do PSL. Com informações de Veja.

 

*Quantos canudos plásticos você já usou em sua vida, pergunta a BBC Brasil em matéria sobre a guerra aos canudinhos plásticos que se inicia no mundo. A agência informa que nos Estados Unidos são consumidos 500 milhões de canudinhos por dia. Mas quem paga essa conta é a natureza, lembra a reportagem. A vida útil de um canudo é de, em média, quatro minutos – “tempo suficiente para você terminar sua bebida”. Só que, feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis, eles demoram até 200 anos para se decompor. Pior: quando descartados, se desintegram em pequenas partículas, que chegam aos oceanos e acabam engolidas pelos animais. Um vídeo de biólogos retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema. Pense nisto. Com a BBC Brasil.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.