*A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, esteve nessa sexta-feira, em Belo Horizonte, quando proferiu palestra na abertura do seminário “Cidadania e Democracia: 30 anos de Constituição da República”, no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em sua palestra sobre “O Direito Constitucional e a Política”, a ministra Cármen Lúcia (foto) destacou que o país vive um momento político conturbado, no qual algumas manifestações pessoais ampliam seu alcance e resultam em conflitos e que nesse cenário, o Judiciário adquire um papel essencial para resolver essas desavenças.
*O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda), Sérgio Murilo Braga receberá, na próxima segunda-feira, às 19h, em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE), o “Troféu Tancredo Neves”, edição 2018. Pelo 31º ano consecutivo, o Jornal Edição do Brasil agracia personalidades representantes dos mais diferentes segmentos, como do judiciário, economia, comunicação, cultura, administração pública e profissionais liberais.
*Os 853 prefeitos mineiros são esperados no 35º. Congresso Mineiro dos Municípios, que acontece nos próximos dias 19 (terça-feira) e 20 (quarta-feira), no Mineirão. Considerado o maior evento municipalista do país, o encontro, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), deverá contar com a presença dos pré-candidatos ao governo de Minas. Já confirmaram suas presenças Fernando Pimentel (PT), Dirlene Marques (PSOL), João Batista dos Mares Guia (Rede), Antonio Anastasia (PSDB), Romeu Zema (Partido Novo), Rodrigo Pacheco (DEM) e Marcio Lacerda (PSB).
*A Camargo Correa S/A, holding do grupo Camargo Correa, que controla ou tem participação em sete empresas, passou a operar com o nome Move. A mudança do nome para Move ocorre passados três anos da assinatura do acordo de leniência da holding com o Ministério Público Federal (MPF) e a Superintendência Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Economia) para fornecer informações sobre as suspeitas de existência de um esquema de fraude em licitações públicas envolvendo a estatal Eletronuclear em obras da usina de Angra, num desdobramento da operação Lava-Jato.
*A Universidade Brasil realizará na segunda-feira (18) o I Seminário de Processo Civil nos Tribunais Superiores. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o também ministro do STJ, Antonio Saldanha Palheiro, serão os expositores das três mesas do evento, que será realizado na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), das 8h30 às 11h15.
*Neste sábado, às 11h, na Quixote Livraria e Café na Savassi, acontece o lançamento do livro “Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petálógica”, do professor Bruno Guimarães Martins, do Departamento de Comunicação da Fafich. No livro, o autor faz uma análise dos primórdios da inauguração da livraria inaugurada no bairro Catete, no Rio, e que se tornou berço da polêmica Sociedade Petalógica, na época do Brasil Império.
*Os minastenistas entraram em contagem regressiva para a tradicional Festa Junina do Minas Tênis Clube, que acontece nos dias 22 e 23 no Minas II. Na sexta-feira (22), a festa acontece no Gramado, nas Quadras de Peteca, na Lanchonete Central 1 e na Boate Sub-17, no Ginásio Esportivo. A noite terá como atração principal Moraes Moreira, seguido da dupla Lu & Robertinho. No dia 23 (sábado), das 16h às 22h, a festa é para as crianças com muitas brincadeiras e diversas atrações. A entrada para a festa é gratuita para os sócios do Clube e os ingressos para o camarote exclusivo para sócios acima de 18 anos já estão à venda nas Centrais de Atendimento do Minas I e II.