*A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira o julgamento de uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em memorial encaminhado nessa segunda-feira, ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou o pedido de condenação de Gleisi, do marido da senadora e do empresário Ernesto Kugler Rodrigues, também denunciado no caso. O caso de Gleisi (foto) marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato na Segunda Turma do STF. O colegiado é composto pelos ministros Edson Fachin (relator da Lava Jato), Celso de Mello (revisor da Lava Jato na turma), Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. No mês passado, a 2ª Turma condenou por unanimidade o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), que se tornou o primeiro parlamentar condenado pela Corte no âmbito da Lava Jato. Com o Estadão Conteúdo.
*A reitora da UFMG, Sandra Goulart, o diretor da Fapemig, Paulo Beirão, e o professor Luiz Manuel Fernandes, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e da UFRJ, estavam entre os participantes do ciclo de debates Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil, acontecido nessa segunda-feira, no auditório do BDMG. Realizado mensalmente, o evento é resultado de parceria entre Projeto Democracia Participativa (Prodep/UFMG), Projeto República (UFMG) e BDMG Cultural.
*Apostando em crescimento no segundo semestre, a Volkswagen, que vem registrando bons resultados em 2018, lança a linha 2019 do Golf, produzido em São José dos Pinhais (PR). O carro mais global da marca chega com mudanças e uma nova opção em 1.0 TSI com câmbio automático de seis marchas. Os preços começam em R$ 91,8 mil, valor pedido pela versão 1.0 TSI Comfortline automática.
*Será no próximo dia 21 (quinta-feira), no Cine Espaço 104, na Praça Rui Barbosa, o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com o governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O encontro, gratuito, para servidores públicos, prefeituras e empresas irá reunir representantes de 30 municípios mineiros.
*Mais uma chance para interessados em apresentar shows de música, ainda este ano, no Teatro da Assembleia Legislativa (ALMG). Saiu publicado no último sábado, no Diário Legislativo, edital de seleção para preenchimento de seis vagas remanescentes da concorrência anterior para ocupação do espaço, aberta em novembro de 2017, e finalizada sem excedentes aprovados. As inscrições se encerram no próximo dia 29 (sexta-feira), Podem ser inscritas propostas de shows musicais, exceto para música erudita. Não podem participar desse processo seletivo propostas que já tenham sido inscritas no processo anterior.
*A agência de classificação de risco Fitch reafirmou os ratings BB- da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A perspectiva é estável. “O rating reflete a participação majoritária do governo federal, seu papel político na implementação de programas econômicos do governo e a importância sistêmica do banco”, disse a Fitch, em ambos os relatórios dos bancos. Pelo mesmo motivo, a Fitch reafirmou ainda os ratings de BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, todos em BB-, com perspectiva estável. Já o rating do Banco Pan foi mantido em B+. O banco tem a participação da Caixa.