*No dia 29 de agosto, às 17h30, os ministros João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura tomam posse como os novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na mesma data, eles também assumem a direção do Conselho da Justiça Federal (CJF). A gestão comandará o tribunal no biênio 2018-2020, em substituição à atual presidente, ministra Laurita Vaz, e ao vice-presidente, ministro Humberto Martins, que foi eleito como o novo Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça em substituição ao ministro Noronha (foto). A nova administração do STJ foi por aclamação pelo Pleno no dia 6 de junho. Noronha será o 18º presidente do STJ e estará à frente do tribunal quando ele completar 30 anos de instalação. Criado pela Constituição de 1988, o STJ foi oficialmente instalado em 7 de abril de 1989.
*Fiéis vão se reunir no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, nesta terça-feira, para celebrar os 58 anos de um marcante acontecimento: a consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade. A programação especial começa com a inauguração da Praça Dom Cabral, que foi revitalizada, às 14h15. Depois, os fiéis seguem em procissão até a Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais, onde será celebrada Missa, às 15h.
*Os brasileiros estão menos pessimistas com a situação financeira, a inflação e o desemprego, revelou pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Depois de cinco meses sem registrar aumento, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 101,6 pontos em julho, alta de 3,5% em relação ao mês anterior. Em junho, o indicador tinha registrado 98,3 pontos, afetado pela paralisação dos caminhoneiros. Apesar da subida em julho, o Inec continua abaixo da média histórica, de 107,8 pontos. Segundo a CNI, a recuperação da confiança do consumidor é importante. No entanto, o indicador ainda está em nível insuficiente para estimular o consumo e aumentar o ritmo de expansão da economia.