*O governador Fernando Pimentel (PT), foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A absolvição foi em processo movido pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico na campanha ao governo estadual em 2014. Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador é acusado de extrapolar o limite de gasto fixado pelo partido em mais de R$ 10 milhões. Uma condenação poderia resultar na inelegibilidade de Pimentel (foto) e na cassação do diploma. Nesta ação, de Investigação Judicial Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral anexou documentos relativos à Operação Acrônimo. No dia 3, Pimentel (PT) foi absolvido em uma ação obre uso de caixa dois e gastos excessivos na campanha de 2014. Segundo os desembargadores, foram encontradas irregularidades contábeis, mas não houve prova do uso de caixa dois. O MP pedia a cassação do diploma e a inelegibilidade do governador petista por oito anos.
*O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda participa de oração ecumênica na abertura do Grito dos Excluídos, nesta sexta-feira, Feriado da Independência do Brasil. Em sua 24ª edição, o Grito dos Excluídos terá como tema “Vida em primeiro lugar”. O lema é “Desigualdade gera violência. Basta de privilégios!” O evento reúne grupos que representam a população mais pobre QUE vão realizar uma caminhada pacífica pelas ruas da cidade. Em Belo Horizonte, o Grito dos Excluídos começa com ato ecumênico na Praça da Rodoviária, às 9h. Após o momento de oração, os participantes caminham pela Rua São Paulo e Av. Amazonas, até a Praça Raul Soares, onde o evento será concluído. O Grito dos Excluídos foi realizado pela primeira vez em 1994, organizado pelas pastorais sociais da Igreja Católica.
*Retrato de um país de desigualdades: o Poder Judiciário brasileiro gastou R$ 104,6 milhões em pagamentos de auxílios a juízes, desembargadores e ministros em abril deste ano.
“Esses políticos são realmente matadores, foi um desastre. É insano deixar uma instituição como essa sem suporte, é um imenso engano. Não quero dizer que tais enganos venham de determinados partidos políticos, não quero me meter nisso, mas como você pode ver uma instituição como essa, que conta a história de seu país, e não dar a mínima? É uma vergonha.” O comentário é de Bernard Blistène, diretor do Centre Georges Pompidou, o fantástico museu de arte moderna de Paris, lamentando o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio.
*Quem não conseguiu se inscrever para as 80 vagas, já esgotadas, para assistir no auditório da Academia Mineira de Letras (AML) ao seminário “Memória Hoje”, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, tem nova chance. A AML abriu mais 60 vagas para participação via transmissão ao vivo no espaço anexo ao auditório .As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro pelo link: bit.ly/MemoriaHoje.
*Belo Horizonte é a próxima cidade a receber o Prudential Concerts 2018, projeto que homenageia os 60 anos da bossa nova e que acontece no Palácio das Artes, no dia 4 de outubro. O cantor Rogério Flausino é o convidado da noite e se apresenta acompanhado por uma orquestra formada por músicos locais, regida pelo maestro Carlos Prazeres.