*Gostinho do poder. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu posse ao deputado Cláudio do Mundo Novo (foto), do Pros. Eleito suplente na eleição de 2014, o parlamentar assumiu a vaga decorrente da perda de mandato do ex-deputado Márcio José Machado de Oliveira, que utilizava o nome parlamentar de Missionário Márcio Santiago (PR). O parlamentar afirmou que vai se esforçar para fazer nestes quatro meses – os nossos parlamentares tomam posse em fevereiro – o que faria em quatro anos.
*A solenidade de entrega da “Medalha Santos Dumont”, em Cabangu, que tradicionalmente acontece no dia 23 de outubro, foi adiada para o próximo dia 30 (terça-feira). Este deverá ser o último compromisso oficial do governador Fernando Pimentel, que depois de derrotado nas urnas no primeiro turno, recolheu-se ao silêncio.
*A Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) no bairro Taquaril, na Região Leste de Belo Horizonte, terá de apresentar um plano para fechar a Mina Curumi, na Serra do Curral. A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) informou que a empresa já foi notificada e as atividades de mineração seguem suspensas. Além de ter as atividades suspensas em julho pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Embrapa não teria cumprido quatro determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2017 por meio da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana.
*O Hospital Madre Teresa promove um encontro gratuito para mulheres com a equipe de Mastologia sobre os mitos e verdades do câncer de mama, nesta próxima sexta-feira, às 14h30. O evento começa às 14h30, no auditório da instituição, no prédio CDEP, na avenida Raja Gabaglia. Informações pelo telefone (31) 3339-8000.
*Em 2040, a Espanha pode ultrapassar o Japão e se tornar o país com a maior expectativa de vida do mundo, segundo estudo do Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde (IHME), da Universidade de Washington (EUA). Se as projeções estiverem correras, os espanhóis viverão 85,8 anos.
*Tudo pronto para mais uma edição do Fórum das Letras de Ouro Preto. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de novembro com o tema “Emergências: Literaturas e Outras Narrativas”. Com curadoria de Guiomar de Grammont, em parceria com o Sesc, o encontro homenageará os poetas Guilherme Mansur e Paulo Leminski. A realização é da Universidade Federal de Ouro e o evento conta com uma extensa programação, inteiramente gratuita, com debates e mesas-redondas no Museu da Inconfidência e Casa da Ópera. Duas exposições integram a programação do Fórum das Letras, ambas sediadas na Casa dos Contos: “Silêncio Lascado – Guilherme Mansur & Paulo Leminsky” e Exposição Literária do Sesc de Paulo Leminski.
*A partir desta quinta-feira, até sábado, acontece a 32ª. Jornada da Associação Mineira de Medicina do Trabalho, tendo como tema central “Envelhecimento da população trabalhadora e o papel do médico do trabalho’. Paralelo acontece também, na sede da entidade, o Fórum Amimt, com a abordagem do que vem mudando na prática da medicina do trabalho dentro das questões técnicas científicas e relacionadas à legislação.