Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*Ciro Gomes (foto) tinha anunciado que esta seria a última eleição que disputaria. Seria, mas ao que parece, não será mais. Ao se negar a declarar apoio neste segundo turno o “velho” político, típico coronel do interior nordestino, começa a ensaiar um exercício de líder da oposição nos próximos anos. Ciro, podem apostar, é candidatíssimo em 2022. Falta definir o discurso: se de direita ou de esquerda. Vai depender da situação.

 

*Em parecer ao Supremo Tribunal Federal a procuradora-geral da República Raquel Dodge defendeu a constitucionalidade da prisão do senador Acir Gurgacz (PDT/RO). No documento, afirma ser contra o recurso da Mesa Diretora do Senado em favor do parlamentar. Para Raquel, ‘não procede a alegação de que o cumprimento da pena é inconstitucional’. Ela ressalta que o Supremo autoriza, desde 2016, o início da execução da pena após condenação em segunda instância e antes do trânsito em julgado da ação penal – não havendo ressalvas na hipótese de prisão de congressistas. Acir Gurgacz foi condenado em fevereiro a 4 anos e meio de reclusão em regime semiaberto, após denúncia da Procuradoria-Geral da República. No entendimento da Primeira Turma do STF, o parlamentar cometeu crime contra o sistema financeiro, desviando a finalidade da aplicação de financiamento obtido em instituição financeira oficial. Ele também teve os direitos políticos suspensos e terá que pagar 684 dias-multa.

 

*Cerca de 80 mil devotos e peregrinos devem visitar o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, região nordeste de Belo Horizonte, neste domingo, 28 de outubro, quando a Igreja celebra a Festa de São Judas Tadeu. Para receber os fiéis, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu terá programação especial, com celebração de Missas a cada duas horas. A primeira delas a partir da meia-noite deste domingo. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra a Missa das 18h.

 

*Estão abertas as inscrições para a participação nas audiências públicas e nos grupos de trabalho da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, para o exercício de 2019. Os encontros acontecerão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro. As inscrições já podem ser feitas por meio do Portal da ALMG, até as 15 horas do dia anterior a cada reunião. Caso ainda restem vagas, serão aceitas inscrições nos dias dos eventos, a serem feitas pessoalmente. Serão duas audiências públicas conjuntas das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária e cinco reuniões temáticas dos grupos de trabalho, onde podem ser apresentadas sugestões de modificações no PPAG.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.