Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O futuro chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, o gaúcho Ônyx Lorenzoni (foto) é veterinário e empresarial e, pelo visto, conhece muito pouco, ou quase nada, de Direito. Ontem ele garantiu punição severa aos que cometerem crime contra a administração pública. Avisou que irão para a cadeia e o presidente joga a chave fora, sugerindo condenações longas. Esqueceram de avisar ao futuro ministro que quem pune é o Judiciário, de acordo com a lei. Não o presidente.

 

*Eleito presidente, Jair Bolsonaro não mais nada sobre a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas. Com certeza para não colocar sob suspeita a sua própria eleição. Afinal, fraude, se houvesse, poderia ser para beneficiar qualquer um dos candidatos.

 

*A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanhou as eleições no Brasil afirmou nessa segunda-feira que mesmo em um contexto "extremamente polarizado" os brasileiros elegeram o novo presidente de forma "pacífica". A comissão também elogiou as urnas eletrônicas. Esta foi a primeira vez que uma missão da OEA acompanhou a eleição no país. A comissão apresentou, em Brasília, um relatório preliminar com observações feitas durante o processo eleitoral, além de algumas recomendações.

 

*As instituições financeiras poderão reduzir mais rapidamente o limite do cartão de crédito de clientes com maior risco de inadimplência, decidiu ontem o Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o Banco Central (BC), a medida foi necessária para que os bancos gerenciem melhor os riscos e não aumentem o spread bancário (diferença entre os juros captados pela instituição financeira e as taxas cobradas do consumidor). Em abril, o CMN tinha estabelecido que a instituição financeira precisava esperar 30 dias a partir da comunicação ao cliente de que ele corria risco de não conseguir pagar a fatura para reduzir o limite do cartão. O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, André Pereira, explicou que, após discussões internas e com o sistema financeiro, a autoridade monetária entendeu que a regra anterior aumentaria o risco dos bancos.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.