*O Ministério Público ajuizou ontem ação contra o futuro ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2018. Na ação de investigação judicial, a Procuradoria Eleitoral de São Paulo pede a cassação do registro ou diploma de Salles, que foi candidato a deputado federal pelo partido Novo ficando com a primeira suplência para o cargo. Pede ainda que seja decretada sua inelegibilidade por oito anos. Recentemente anunciado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles (foto), sob a presidência de um “Movimento Endireita Brasil”, contratou anúncios publicitários no jornal O Estado de S. Paulo às vésperas do período eleitoral. O Ministério Público aponta que o objetivo das propagandas foi promover ilegalmente a sua candidatura. Nos anúncios são exibidas fotografias com destaque para a figura de Ricardo Salles, acompanhadas da identificação ou assinatura “Ricardo Salles – Presidente do Movimento Endireita Brasil”. O valor desembolsado para a veiculação do material impresso foi de R$ 260 mil.
*Nesta quinta-feira a Academia Brasileira de Letras (ABL) empossa sua nova diretoria, eleita para o exercício de 2019, que será encabeçada por Marco Lucchesi, que foi reeleito. Também serão empossados Merval Pereira, secretário-geral; Ana Maria Machado, primeira-secretária; Edmar Bacha, segundo-secretário; e José Murilo Carvalho, tesoureiro. A cerimônia de posse será, às 17h, no Salão Nobre do Petit Trianon.
*Já tem data marcada a 4ª. edição do Minas Trend apresentando as principais tendências da Primavera-Verão 2020: será de 9 a 12 de abril, com direção criativa de Ronaldo Fraga, que ainda colhe o sucesso da edição anterior. Segundo Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, entidade promotora do evento, o Minas Trend tem papel decisivo para o setor do estado e é preciso cada vez mais “dar mais acesso ao público aos eventos, mostrar um pouco do que acontece no processo criativo e integrar a moda à sociedade”.
*Os Correios lançaram ontem, no Museu Catavento, em São Paulo, dois selos homenageando o cientista César Lattes, cujo trabalho e dedicação impulsionaram a construção da estrutura político-administrativa de ciência no Brasil, e a cientista Joanna Döbereiner, pioneira no estudo da biologia do solo e na pesquisa sobre a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) nas plantas pela bactéria rhizobium. No dia 14 (sexta), os selos serão lançados no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e no dia 19 (quinta) , na Universidade Federal do Paraná. A tiragem é de 360 mil selos, ao custo de R$ 1,85 cada. As peças poderão ser adquiridas nas agências dos Correios e na loja virtual da estatal.