*A provocação do senador Flávio Bolsonaro (foto), que publicou em sua rede social o desejo de que queria que o Hamas “se exploda” não ficou sem resposta. O ex-ministro de Saúde do Hamas e presidente do Conselho de Relações Internacionais do grupo radical palestino, Basem Naim, rebateu ontem a declaração e condenou a visita do pai de Flávio,, o presidente Jair Bolsonaro, a Israel. Pelo Twitter Naim escreveu que “o filho do extremista presidente brasileiro está atacando o Hamas porque rejeitamos o apoio ilimitado do novo governo brasileiro à ocupação israelense, que é uma contradição ao apoio histórico do Brasil ao povo palestino” e acrescentou que “Jerusalém é um território ocupado, de acordo com o direito internacional, e ninguém, incluindo Jair Bolsonaro, tem o direito de legitimar a ocupação israelense”. Para ele, a política de Bolsonaro para Israel prejudica as relações históricas do Brasil com palestinos, árabes e muçulmanos. Mas valeu. Com a resposta Flávio Bolsonaro conseguiu seus minutos de glória.
*Já podem fazer suas apostas. Depois que o presidente Jair Bolsonaro sinalizou que poderá demitir o ministro d\ Educação, Ricardo Vélez, na próxima segunda-feira, três nomes ganham força para assumir a pasta: o de Mendonça Filho, que foi ministro da Educação e do senador Izalci Lucas (PSD-DF). Também é cotado o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli.
*No encontro de líderes empresariais em Campos do Jordão, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, afirmou que a “reforma” da Previdência vem tarde pois o país tem hoje uma “bomba demográfica”.
*Na próxima segunda-feira, em Brasília, será realizada a solenidade alusiva à sanção presidencial do projeto de lei que desburocratiza as regras do Cadastro Positivo. O projeto amplia o acesso dos bancos ao cadastro positivo de crédito e torna compulsória a entrada para todas as pessoas físicas e jurídicas.
* A professora Heloiza Helena Ribeiro Schor recebeu, em cerimônia realizada no Campus da Pampulha, o título de professora emérita da UFMG. O evento contou com a presença da reitora Sandra Goulart Almeida e do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e do corpo docente da universidade.
Uma equipe formada por estudantes da Escola do Sebrae Minas irá representar o Brasil no evento internacional de empreendedorismo, o Youth Businees Summit 2019, que acontece entre os próximos dias 15 e 17, em Nova York (EUA). Os 24 alunos do ensino médio irão participar da Feira Internacional de Empresas Simuladas (International Trade Show), que reunirá mais de 300 empresas simuladas, de diversos países.