*O Ministério da Educação afirmou nessa segunda-feira que Elmer Coelho Vicenzi será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a autarquia do MEC que, entre outras tarefas, é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em nota, a pasta afirmou que Vicenzi foi indicado para o cargo, e que o nome dele “será oficializado em breve”. Vicenzi (foto) é delegado da Polícia Federal e, desde novembro, atuava como na Corregedoria-Geral da PF. Espera-se que até a posse o MEC explique a razão da escolha.
.
*Nesta terça a CPI de Brumadinho do Senado reúne–se com representantes do Ministério Público Federal para troca de informações sobre o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) e pontos de legislação sobre recuperação das barragens a serem aperfeiçoados. A comissão já ouviu seis pessoas, entre elas o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman.
*Vem chiadeira por aí. O presidente Bolsonaro determinou o fim do patrocínio da Petrobras para 13 projetos culturais. Entre os eventos atingidos estão o Festival Anima Mundi, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
*O juiz Nicolau Lupianhes é o novo ouvidor da Justiça Eleitoral mineira. A juíza Cláudia Costa Cruz Teixeira Fontes é a ouvidora substituta.
*Nesta terça-feira a Câmara Portuguesa de Minas Gerais promove seu tradicional happy hour, das 18h30 às 21h, na Taberna Baltazar, na Serra.
*Os credores da livraria Cultura aprovaram na última sexta-feira (12), o plano de reestruturação do grupo, que pediu recuperação judicial em 25 de outubro de 2018. Reunidos em São Paulo, eles aceitaram a proposta de desconto de até 70% no total dos valores a receber com prazo de até 12 anos para amortização de toda a dívida. As dívidas trabalhistas serão quitadas em sua totalidade em até 12 meses após homologação do plano de recuperação judicial.