*O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, se reúne nesta segunda-feira com representantes de empresas italianas na sede do consulado-geral do país europeu no Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Embaixada da Itália em Brasília e tem como objetivo apresentar às companhias os projetos futuros do BNDES, que é o principal instrumento do Governo Federal para financiar investimentos de longo prazo. Além de Levy (foto), o seminário terá a presença das diretoras Karla Bertocco (Governos e Infraestrutura) e Denise Pavarina (Empresas) e do superintendente de Gestão Pública e Socioambiental do banco, Gabriel Visconti. Todas as palestras serão acompanhadas por rodadas de perguntas e respostas. Com governos ideologicamente alinhados, os dois países vêm adotando ações para impulsionar suas relações comerciais, e dois ministros da Itália já visitaram o Brasil em 2019: Gian Marco Centinaio (Políticas Agrícolas) e Elisabetta Trenta (Defesa). (ANSA).
*Na próxima quinta-feira (9) , às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) promove uma leitura poética em homenagem aos 100 anos do nascimento da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen. A apresentação biográfica da autora e a declamação dos versos serão conduzidas pela socióloga e poeta Flávia Queiroz; pela professora, poeta e doutora em Direito, Luciana Pimenta; e pelo acadêmico e atual presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares.
*Os eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas têm até esta segunda-feira para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Em caso de cancelamento do título pela não justificativa, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. Assim, entre outras punições, o eleitor poderá não obter passaporte ou carteira de identidade e ainda ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição. Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir do dia 24 de maio.
*As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam nesta segunda-feira , às 10h (no horário de Brasília), e podem ser feitas até o dia 17, exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame.