Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O pastor deputado federal por São Paulo, Marco Feliciano (foto), em artigo em que exalta a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos Estados Unidos, escreve que o deputado, filho do presidente da República, “terá que renunciar ao seu mandato, expondo-se às incertezas do futuro por abnegação à causa pública”. O pastor tem suas razões para defender com tal eloquência a indicação do filho do presidente. Ele está sendo falado como um possível vice na chapa caso Bolsonaro tente mesmo a reeleição. Neste caso sai o general, entra o pastor.

 

*A polícia da Itália fez nessa quinta-feira uma operação de busca e apreensão no escritório de registro civil da Prefeitura de Lauriano, nos arredores de Turim, no âmbito de uma investigação sobre irregularidades em processos de reconhecimento de cidadania para brasileiros. O inquérito é conduzido pelo Ministério Público de Ivrea e apura as hipóteses de falsificação de documento público e corrupção. As irregularidades estariam ligadas sobretudo a 30 processos de certificação de residência dos candidatos à cidadania. Segundo dados do Ministério do Interior elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), os brasileiros respondem por 85% dos pedidos de reconhecimento de cidadania por direito de sangue (jus sanguinis) feitos em solo italiano em 2017: 7.014, de um total de 8.252 – os números excluem os procedimentos feitos pela rede consular. E a internet está invadida por ofertas de legalização de cidadania italiana através de empresas “especializadas”.

 

*O apresentador Danilo Gentili e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) andaram se estranhando nas redes sociais. Tudo porque Gentili criticou a indicação do deputado para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, afirmando que Eduardo já está usando até boné “ ‘make mamata great again'” (em tradução livre tome mamata legal novamente). Eduardo reagiu afirmando: “Bacana, falando do meu post ‘safado’ e eu tenho que ficar quieto, pois se eu reagir, eu serei o PSOL da direita. Mas vamos lá: você prefere uma reforma de R$ 800bi ou de R$ 0?”, questionou o parlamentar.

 

*Vem por aí mais uma bondade do governo. A Caixa Econômica Federal aguarda autorização do Banco Central para anunciar, nas próximas semanas, uma redução de até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários. Atualmente, os contratos de financiamento habitacional são corrigidos pela TR (Taxa Referencial, hoje zerada). Os bancos cobram um adicional que costuma variar de 8,5% a 9,5%.

 

*A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou Projeto de Resolução, de autoria do senador Reguffe (sem partido-DF), que prevê o voto aberto em decisões sobre perda de mandato e prisão em flagrante por crime inafiançável praticado por senador. O voto aberto vale também para eleição da Mesa Diretora. O texto agora aguarda designação do relator.

 

*O senador Álvaro Dias (Pode-PR) começou a colher assinaturas para um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) contrária a nomeação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador do Brasil em Washington. A PEC irá propor que somente integrantes da carreira do serviço exterior brasileiro possam ser indicados pelo presidente da República como chefes de missão diplomática.

 

*A Usiminas implantou um novo canal de diálogo com a população vizinha às suas áreas de operação. Já está funcionando o “Fala Aí Comunidade”, um canal de WhatsApp que servirá de apoio para tirar dúvidas e receber comentários dos moradores, bem como compartilhar notícias e informações de interesse da população. Para se inscrever, o interessado deve adicionar o número 31-98395.3435 na lista de contatos do celular, abrir uma nova conversa no aplicativo e enviar a mensagem: “Quero participar do Fala Aí Comunidade”.

 

*O Dia da Bélgica, 21 de julho, será comemorado devidamente no próximo domingo, das 11h às 14h, na Casa Falke, juntamente com o consulado Honorário da Bélgica em Minas Gerais. Para fazer jus ao país, que é conhecido mundialmente pela produção artesanal de cervejas e a arte de fazer a bebida, que os belgas consideram um patrimônio cultural vivo, a Falke Bier irá presentear os convidados com um chope de 330ml da primeira artesanal brasileira de fermentação típica belga, a Monasterium, no estilo Strong Ale Tripel. Hoje, a mineira já produz outros dois rótulos da mesma linha: a FarmHouse e a Vivre Pour Vivre, sucessos da marca.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.