*Quem esteve em rápida visita a Belo Horizonte foi o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim. Veio para proferir, na edição da Escola de Verão em Estudos Brasileiros, da UFMG, uma conferência para estudantes de 15 países. Na conferência, o ex-chanceler disse que a atual política externa, de certa forma, espelha o momento do país. Amorim acredita que a política externa também está condicionada ao temperamento e à orientação dos governantes. “Hoje, infelizmente, vivemos um momento muito triste”, resumiu.
*A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, não se emenda. Ela acaba de se envolver em mais uma polêmica ao afirmar que as meninas da Ilha do Marajó, no estado do Pará, são estupradas porque não usam calcinhas. A afirmação foi feita ao apresentar os resultados do programa Abrace o Marajó. Vêm protestos por aí e não é pra menos.
*Vêm funcionando acima das expectativas os acordos extrajudiciais, instrumento que passou a valer em 2017 com a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Desde que foi implantada a reforma trabalhista, o número de acordos extrajudiciais subiu quase 1.000%, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
*Os veículos elétricos já são uma realidade em vários países, inclusive no Brasil, e a tendência é de crescimento. A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen entraram na onda e acabam de anunciar a expansão de sua aliança global para incluir veículos elétricos. As companhias irão colaborar para introduzir a tecnologia de automação veicular nos Estados Unidos e na Europa.
*Neste final de semana, vale uma esticada à Serraria Souza Pinto para conferir a terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal. Estarão presentes na capital mineira produtores de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo, regiões conhecidas pela qualidade do laticínio. Segundo o superintendente técnico da Federação de Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Altino Rodrigues, neste sábado e domingo o evento deve receber cerca de 10 mil visitantes.
*Será lançado, no dia 7 de agosto (quarta-feira), o Concurso “Desafios do Patrimônio Cultural”, promovido por meio de um acordo de cooperação entre os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. O evento, aberto ao público, será realizado na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e contará com palestras dos arquitetos e urbanistas Flávio Carsalade e o Jorge Tinoco.