*O presidente Jair Bolsonaro (foto) amanheceu “inspirado” ontem. Ao cumprimentar uma família na porta do Palácio da Alvorada, o presidente fez uma brincadeira, se é que se pode dizer assim, com o garoto, afirmando “menina brinca de boneca e menino brinca de arminha”. Não satisfeito, ainda contou que seus filhos começaram a atirar com 5 anos de idade. Para completar…
*Sancionada há três meses, a lei que facilitou o cadastro positivo – lista de bons pagadores – agora pode entrar efetivamente em vigor. O Conselho Monetário Nacional (CMN) ontem a regulamentação do registro dos diretores e dos controladores responsáveis pelas empresas e pelos bancos de dados que acompanharão a vida financeira dos consumidores em todo o país. A resolução aprovada pelo conselho obriga os diretores das empresas que recolhem os dados dos pagadores a comprovar capacitação técnica para a função. Os controladores dos bancos de dados (empresas que processam as informações e dão notas aos consumidores) deverão ter reputação ilibada (sem suspeita). Somente com esses dois requisitos, essas companhias poderão obter o registro no Banco Central (BC) exigido pela nova lei do cadastro positivo.
*A multinacional canadense McCain, maior fabricante de batatas congeladas do mundo, vai construir uma fábrica na cidade de Araxá. Com investimento de US$ 100 milhões, a expectativa é que a unidade, que deverá ser inaugurada em 2021, crie 150 empregos diretos, mais 450 indiretos relacionados à fábrica e 750 à agricultura.
*O mercado está de olho nesta semana na divulgação do balanço do segundo semestre da Petrobras, que está com um ambicioso plano de desinvestimento em curso, como a venda de refinarias, a saída da estatal do mercado de gás e a privatização da BR Distribuidora.
*A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência de Fábio Mechetti, faz dois concertos nesta quinta e sexta (2), às 20h30, na Sala Minas Gerais, tendo como convidado o pianista carioca Arnaldo Cohen. No repertório, Frevo, de Cláudio Santoro, Concerto para Piano no. 17, de Mozart, e Rhapsody in Blue, de Gershwin.
*Na próxima sexta-feira, a jornalista paulistana, Ariane Abdallah, lança em Belo Horizonte seu livro: “De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”. A partir das 19h, na BeGreen Boulevard (Piso 2), a autora bate um papo com os presentes e conta sua empreitada para retratar com riqueza de detalhes a história do maior caso de sucesso do capitalismo brasileiro. Editado pelo Portfolio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras, o livro está em pré-venda desde o final de maio.