*O ministro Paulo Guedes (foto) disse nesta quinta-feira, em Fortaleza, que Brigitte Macron, mulher de Emmanuel Macron, presidente da França, “é feia mesmo”. Na ocasião, o ministro falou ainda sobre a necessidade de acelerar as privatizações no país e defendeu a venda dos Correios para a iniciativa privada. Em uma palestra para convidados no evento “A Nova Economia do Brasil – o impacto para a região Nordeste”, Guedes falava sobre o que classificou como “progresso” do governo de Jair Bolsonaro em setores diversos quando citou o episódio em que o presidente falou sobre a mulher de Macron. Guedes reclamou do que chamou “de excesso de atenção para as falas e os modos do presidente Jair Bolsonaro”, enquanto, segundo ele, o País tem tido progressos na área econômica. Ele reconheceu que Bolsonaro chamou a mulher do presidente francês, Emmanuel Macron, de feia e concordou com a afirmação. “A mulher é feia mesmo”, disse. O ministro, um economista de competência reconhecida, revelou agora seus dons de analista de concurso de beleza. Ele poderia aproveitar e, numa análise técnica, dizer quem ele considera mais feia: a primeira dama francesa ou a economia brasileira.
*Vítima recentemente de ataques do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, convidou Ana Estela Haddad, esposa de Fernando Haddad, para integrar uma rede internacional de proteção à primeira infância na América Latina.
*Três chapas disputam as eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2020/2022. São elas: “AMB + Forte, Uma só Magistratura”, encabeçada por Renata Gil; “Unidade (da carreira) e (é) independência (da Magistratura)”, encabeçada por José Carlos Kulzer; e “Magistratura Independente”, liderada por Luiz Gomes da Rocha Neto. O período eleitoral da AMB acontece entre os dias 5 e 8 de novembro.
*Um levantamento realizado pela consultoria Economatica aponta que 44 bancos com ativos acima de US$ 100 bilhões e com ações negociadas nos Estados Unidos registraram desvalorização nas Bolsas no mês passado. Proporcionalmente, as ações ordinárias do Banco do Brasil foram as que mais se desvalorizaram (-13,72%, com valores em dólares).
*O PT realiza neste domingo o PED (Processo de Eleição Direta), em todo o País, para escolher as novas direções municipais, estaduais e a nacional do partido. Esta é a primeira eleição interna do partido após as eleições de 2018.
*Com as queimadas da Amazônia, continua crescendo a lista de marcas internacionais que suspenderam a compra de couro do Brasil. A última delas foi a Hennes&Nauritz (HH&M), empresa multinacional sueca que tem mais de 4.800 lojas no mundo. Segundo o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), na semana passada mais de 18 marcas cancelaram a compra do material.
*O juiz Renato César Jardim, presidente do Conselho Editorial da Revista MagisCultura, e o desembargador Rogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) participam, no próximo dia 19, do programa Direito e Literatura, da Academia Mineira de Letras. Eles vão ministrar a palestra “Magistratura e Literatura: a relação e a influência da literatura no exercício da magistratura”. Será, às 19h30, na sede da AML.