*A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu ontem, por 2 votos a 1, que o ex-presidente da República Michel Temer (foto) pode viajar à Inglaterra, entre 13 e 18 de outubro, para dar palestras na Oxford Union. Temer foi preso duas vezes este ano pela Lava Jato do Rio, na Operação Descontaminação. Depois de ter sido solto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em maio o ex-presidente foi proibido de deixar o país e teve que entregar o passaporte à Justiça. Votaram pela concessão do habeas corpus que autoriza a viagem os desembargadores Ivan Athié (relator) e Paulo Espírito Santo; Abel Gomes foi contra.
*No acumulado do ano de janeiro a setembro, as exportações brasileiras de café somam 30,4 milhões de sacas de 60 quilos, informou nessa quarta-feira, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O volume representa um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período de 2018. Segundo o Cecafé, é o maior volume exportado no período nos últimos cinco anos.
*O Senado aprovou ontem o nome de Luís Antônio Balduino Carneiro para o cargo de embaixador brasileiro na Colômbia. Com 42 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções, a indicação chegou com relatório favorável do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), vinda da Comissão de Relações Exteriores.
*Também ontem os senadores aprovaram a indicação do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luiz Fernando Tomasi Keppen, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2019-2021. A indicação do Supremo Tribunal Federal (STF) e recebeu 52 votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.
*A Claro é a primeira operadora a fechar com o canal CNN Brasil, ainda sem data definida de estreia. A emissora fechou uma parceria com a Claro (denominação que engloba a Net e a Claro TV), garantindo a distribuição de seu sinal na operadora com a maior base de assinantes do Brasil.
*O escritor Wander Melo Miranda foi eleito como sexto sucessor da cadeira número sete da Academia Mineira de Letras. Antes ocupada por Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, falecido neste ano. Wander Melo Miranda é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG.
*A FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), promove o Encontro de Negócios Internacionais do Complexo da Moda. O evento faz parte da programação do 25º Minas Trend, que será realizado de 22 a 25 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fiemg. O evento é exclusivo para expositores do Minas Trend e as empresas inscritas estão sujeitas à avaliação de maturidade exportadora.