*O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou nessa terça-feira que é a favor da privatização da instituição financeira, mas acrescentou que o presidente Jair Bolsonaro já se manifestou contrariamente a essa possibilidade e que, por isso, o “assunto está encerrado”. “Sobre a privatização, o que há, na verdade, é que é uma decisão política. Todos sabem do meu posicionamento. Do posicionamento do ministro Paulo Guedes. Mas o fato é que o presidente já disse que não vai privatizar, e o assunto está encerrado”, disse Novaes (foto), durante audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados
*O Conselho de Ética da Câmara aprovou ontem a suspensão por seis meses do mandato do deputado Boca Aberto (PROS-PR) por quebra de decoro parlamentar. Segundo acusação do Ministério Público, em março, Boca Aberta flagrou um médico dormindo durante o plantão na UPA do Jataizinho, região metropolitana de Londrina, e começou um tumulto, constrangendo médicos, outros profissionais de saúde e os guardas municipais na unidade. O deputado filmou a situação e expôs os funcionários nas redes sociais. A princípio, Alexandre Leite (DEM-SP) havia apresentado parecer pela cassação do mandato de Boca Aberto. O relator, no entanto, concordou com parlamentares e apresentou um voto complementar, sugerindo a suspensão por seis meses. O deputado tem cinco dias para recorrer da decisão na CCJ. A decisão precisa ser aprovada pelo plenário da Câmara.
*Grande anfitrião em Brasília, o deputado federal mineiro Fábio Ramalho (MDB), conhecido como Fabinho Liderança, não abre mão de comemorar seu aniversário, sempre muito aguardado pelos seus convidados, com uma receita imbatível : tempero mineiro, boa prosa, boa cachaça, e, claro, um leitão a pururuca que não pode faltar em seus disputados encontros. O parabéns será no próximo dia 21 (sexta-feira), às 16h, no Belvedere.
*A ministra Maria Cristina Peduzzi foi eleita para presidir o Tribunal Superior do Trabalho no próximo biênio. É a primeira vez que a Corte terá uma mulher na presidência. O vice-presidente será o ministro Vieira de Mello Filho e o novo Corregedor-Geral será o ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
* O deputado federal pastor Eurico (Patriota) quer proibir o funcionamento e a construção de motéis em áreas urbanas de todo o país. De acordo com o Projeto de Lei (PL) 6317/19, apresentado na última quinta-feira, a presença desse tipo de empreendimento “fere os princípios da moral e dos bons costumes”.
*O Instituto Tomie Ohtake traz pela primeira vez ao Brasil a individual do mítico artista japonês Takashi Murakami. Com curadoria de Gunnar B. Kvaran, que foi curador da mostra de Yoko Ono realizada no Instituto em 2017, a exposição Murakami por Muraami vale uma ida a São Paulo. A exposição reúne 35 trabalhos, com pinturas que chegam a medir 3 por 10 metros.
*Em tempos de desemprego, os cursos técnicos continuam sendo uma boa alternativa. Levantamento realizado pelo Serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com alunos que concluíram o curso técnico em 2017 revelou bons índices de empregabilidade no ano seguinte, com média de 72,6%. Há, ainda, setores em que, de cada dez formados, oito se colocaram em vagas de sua qualificação. É o caso dos setores de Meio Ambiente – dos cursos de técnico em Controle Ambiental e em Saneamento – e em Tecnologia da Informação, para a qual se formam técnicos em informática e em programação de jogos digitais.
Na mesa dos brasileiros ela se tornou artigo de luxo, mas anda brilhando lá fora. Tanto que as exportações brasileiras de carne bovina, incluindo a proteína in natura e processada, devem bater o recorde de 1,83 milhão de toneladas em 2019, aumento de 11,3% ante o volume embarcado no ano passado. O faturamento com as vendas externas deve atingir US$ 7,5 bilhões, 13,3% maior que o registrado um ano antes. Segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), divulgada nessa terça-feira, o resultado foi impulsionado pela demanda chinesa.