Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A assessoria de comunicação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, informou nessa terça-feira que ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de catarata. Segundo a Vice-presidência, a cirurgia transcorreu “sem intercorrências”. Na nota divulgada à imprensa, a assessoria não informou quando Mourão (foto) voltará a trabalhar.

 

*Cresce a lista dos candidatos à vaga do decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, que se aposenta em novembro deste ano.  Até o momento, o ministro da Justiça e Segurança Nacional, Sergio Moro, é apontado como favorito, embora o presidente Jair Bolsonaro tenha afirmado que iria indicar um “ministro extremamente evangélico” para a vaga, o que não é o caso de Moro. Também estão no páreo o advogado. Geral da União, André Luiz Mendonça; Ivan Gandra Martins Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o juiz federal Marcelo Bretas, chamado de “o Moro do Rio de Janeiro”; Humberto Martins, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e William Douglas, juiz da 4ª. Vara Federal de Niterói (RJ).  A disputa promete.      

 

*O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás. Depois de confirmar que iria participar do Fórum Econômico Mundial, disse que talvez não vá a Davos.  Ao contrário de Luciano Hulk, que mantém sua ida ao encontro de líderes mundiais para debater os problemas econômicos do mundo.

 

*Os analistas financeiros advertem: apesar das novas regras, mesmo com limite máximo de 8% mensal de juros, o cheque especial pode ser uma armadilha. Com a mudança, o juro anual irá cair de 306% ao ano, em média, para 151% anual, segundo o Banco Central. A princípio pode até ajudar, mas continua sendo um dos financiamentos mais caros existentes no mercado financeiro. Portanto, toda cautela é pouca.

 

*Como era de se esperar a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) se manifestou contra as declarações do presidente da República de que os jornalistas brasileiros são uma “raça em extinção”. Segundo a entidade “a informação é uma necessidade vital” e que “sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia”. A nota assinada pelo presidente da ABI, Paulo Jerônimo de Sousa, diz ainda que “Bolsonaro é contra a democracia e será engolido pela história”.

 

*A Federação do Comércio (Fecomercio), a exemplo do Sindicato dos Lojistas – Sindilojas, também manifestou sua preocupação com os quase 20 dias de paralisação do comércio em razão dos feriados nacionais neste ano. Segundo a Fecomercio o setor deverá deixar de faturar R$ 561 milhões por causa das folgas.  O setor que deverá ser mais atingido ao longo do ano é o de supermercados, seguido dos setores de vestuário e calçados, farmácia e perfumaria. Outras atividades como móveis e decoração aparecem na sequência.

 

*A Azul anunciou que, a partir de 05 de fevereiro, irá aumentar sua operação em Varginha. A companhia irá operar um novo voo para Belo Horizonte, com saída às quartas-feiras.  A nova operação decolará de BH às 08h50, chegando em Varginha às 09h55. A operação da volta parte às 10h25 e chega na capital às 11h25. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.