*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli (foto), concedeu nessa quinta-feira decisão liminar para autorizar a Netflix a exibir o "Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo". A veiculação do vídeo tinha sido suspensa pela Justiça do Rio de Janeiro, na quarta (8), atendendo ao pedido de uma associação católica. A produtora Porta dos Fundos tem sido criticada nas redes sociais por vários grupos cristãos pela maneira como retratou Jesus no programa de humor exibido na Netflix. O filme insinua que Jesus teve uma experiência homossexual após passar 40 dias no deserto.
*Os preços dos alimentos aumentaram no mundo em 2019 e atingiram seu máximo em cinco anos em dezembro, devido ao aumento do óleo de palma – informou ontem a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O índice mensal de preços dos alimentos da FAO foi de 181,7 pontos em média em dezembro, um aumento de 2,5% em relação a novembro. Este é o nível mais alto desde dezembro de 2014 e o terceiro aumento mensal consecutivo, segundo comunicado da FAO. Este índice mensal registra as variações nos preços internacionais das cinco principais categorias de alimentos comercializadas no mercado internacional: cereais, óleos vegetais, carnes, laticínios e açúcar.
*O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou ontem no Diário Oficial da União resolução que altera regras para procedimentos em pessoas trânsgenero. As novas regras reduzem de 21 para 18 anos a idade mínima para a realização de procedimento cirúrgico de adequação sexual e estabelecem que a realização de hormonioterapia cruzada só será permitida a partir dos 16 anos de idade. Na avaliação do conselho, as mudanças favorecem o acompanhamento integrado e proporcionam condições para a formação de profissionais que atendem o segmento.