Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A filósofa Helena Hirata (foto), que mora em Paris há quase meio século, é uma das 194 mulheres que recebem pensão por ser filha solteira de ex-parlamentar. Segundo o jornal Estado de São Paulo, Helena, filha do ex-deputado federal João Sussumu Hirata, recebe o benefício há 46 anos. Ao jornal, ela disse aceitar os R$ 16,8 mil mensais por ter sido orientada por seu advogado nesse sentido. Helena optava por repassar os valores à mãe, falecida em 2016. Além da pensão, a filósofa contou que recebe aposentadoria como pesquisadora. “Nunca dependi dessa pensão, pois sempre tive bolsa ou trabalho remunerado e hoje sou aposentada do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica da França).”

 

*A Trevisan Escola de Negócios e o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) vão realizar o evento “O Futuro da Segurança Pública no Brasil”, no próximo dia 30, das 9h às 12h30, no Teatro CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo. Nomes do meio acadêmico, jurídico, da segurança pública e do Legislativo vão debater temas como o pacote anticrime, o combate à economia do crime, crimes de intolerância, política carcerária e violência policial.

 

*Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), desenvolvida pelo Instituto de Patologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá criar alternativas de tratamento da tuberculose, a partir dos venenos do escorpião e das vespas. O veneno desses insetos (artrópodes) contém pedados de proteína, chamados de peptídeos, que têm ação antimicrobiana. Esses peptídeos protegem vespas e escorpiões de contágios, porque se fixam na parede das bactérias e não permitem que haja troca de nutrientes com o meio externo e, assim, provocam a morte das bactérias. Os cientistas da UFG conseguiram modificar a proteína, aplicar em testes com camundongos para verificar o efeito sobre diversas doenças. Eles colheram bons resultados contra a tuberculose.

 

 

*Para que as lideranças empresariais mineiras conheçam os principais aspectos da inovação na atualidade e as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, o CIEMG realiza, no próximo dia 30, o primeiro Café Empresarial do ano, quando os participantes poderão conhecer as principais mudanças e tendências tecnológicas, apontando caminhos para a sua inserção nas empresas. O palestrante convidado é Rafael Ávila, professor de Relações Internacionais, especialista em Guerrilha e Terrorismo. Ávila é mestre em Estudos Estratégicos e doutor em Ciência da Informação. Atualmente é diretor de Tendências e Pesquisas em Educação no Instituto Ânima, além de professor de Kundalini Yoga.

 

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.