*O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez nessa terça-feira a avaliação de que, quanto mais se aproximam as eleições municipais de outubro deste ano, mais difícil fica a aprovação da privatização da Eletrobras pelo Congresso Nacional. Em evento do banco BTG em São Paulo, Maia disse que a proposta de privatização da estatal elétrica enfrenta dificuldades no Senado que devem se agravar com o caminhar do calendário eleitoral. Maia (foto) também afirmou que é possível que a Proposta de Emenda à Constituição que aciona gatilhos para evitar o descumprimento de regras fiscais, a chamada PEC Emergencial, seja aprovada no primeiro semestre deste ano.
*Em 2019, 140 bilhões de litros de combustíveis foram vendidos no mercado brasileiro. O volume representa um aumento de 2,89% na comparação com 2018, quando foram comercializados 136 bilhões de litros. Os dados foram apresentados no Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis realizado ontem, no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O maior aumento proporcional ocorreu no comércio de etanol hidratado, que subiu 16,2% em 2019. “O crescimento foi motivado, em grande parte, pelo ganho de competitividade em relação à gasolina C”, pontua a ANP em nota.
*Em despacho publicado ontem pelo Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello se declarou suspeito para relatar e julgar ações que questionam a lei de abuso de autoridade. O decano do STF atuava como relator das ações, que foram apresentados à Corte por magistrados, auditores e partidos. No despacho, o ministro alegou razões de “foro íntimo” e se afastou dos processos.
*Já o ministro Luiz Fux, também do STF, convocou novas audiências públicas para discutir o instituto do juiz de garantias. A sessões estão agendadas para os dias 16 e 30 de março.
*É bom os viajantes ficarem atentos. Norma do Banco Central obriga os bancos a cobrar dólar do dia em compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito. Até então, os bancos podiam optar por cobrar o valor referente à data do fechamento da fatura. A norma do BC foi publicada em 2019 e passa a vigorar este ano a partir de março.
*A venda de jatos executivos volta a crescer no Brasil. A expectativa é que o ritmo de crescimento nos negócios do ar se acelere. Segundo números da Associação Brasileira de Aviação (Abac), a frota de jatos ativos no país passou de 769, em 2018, para 793, em 2019.
*O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte inovou: vai receber os passageiros que vêm para um dos melhores carnavais do país em ritmo de carnaval. Para a folia, o aeroporto está com uma programação especial que começou na última sexta-feira, quando os 75 integrantes da escola de samba Queixinho mostraram para os visitantes que a capital mineira também samba no pé. A programação prossegue nesta quinta-feira (20), às 15h, com o Bloco Belô, conhecido como bloco dos comunicadores e, às 16h, o Bloco dos Tamborins Tantãs assume os tamborins. Na sexta (21), tem o Bloco Tiete da Vevete, e no sábado (22), a corte momesca e os promotores da Belotur estarão no saguão recepcionando os passageiros.