*O desembargador aposentado e ex-presidente do TRF-4, Vladimir Passos de Freitas (foto), é o novo Secretário Nacional de Justiça do ministério da Justiça e Segurança Pública. A convite do ministro Sergio Moro, o desembargador vai ocupar a vaga deixada por Maria Hilda Marsiaj, que que pediu desligamento por “razões pessoais”.
* O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a minimizar o resultado do PIB de 2019, que fechou em 1,1%. Ao sair de uma cerimônia no Palácio do Planalto nessa quinta-feira (5), Guedes afirmou para jornalistas: que o resultado do PIB já era esperado pelo governo. “Até agora eu não diria que houve surpresa nenhuma. Estou surpreso com a surpresa que vocês estão tendo”, disse.
*A deputada Joice Hasselmann volta a liderar a bancada do PSL na Câmara dos Deputados. Com a suspensão de 12 deputados do PSL, punidos pela Executiva Nacional do partido, a bancada foi reduzida de 53 deputados para 41. Com apoio de 21 deputados, Hasselmann torna-se a nova líder do partido no lugar do filho do presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
*Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que as palavras “cancelamento” e “adiamento” não foram mencionadas na reunião do conselho executivo realizada em Lausanne, na Suíça. Dias antes, a ministra das Olimpíadas do Japão, Seiko Hashimoto, admitira a possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, previstos para acontecer entre 24 de julho a 9 de agosto, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
*A trajetória do francês, Jean-Denis Pendanx, um dos principais nomes do quadrinho da França. será contada na exposição “Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”, que será aberta na próxima segunda-feira (9), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A exposição fica aberta até o dia 24 de março, quando Pendanx irá realizar um ateliê de quadrinhos para o público. Os eventos integram a 6a. Festa da Francofonia, realizada pela Aliança Francesa Belo Horizonte. A entrada é franca.