Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*Em entrevista ontem à Rádio Tupi, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que vê “histeria” em relação ao novo coronavirus. E foi além. Criticou as medidas que vêm sendo adotadas pelos governadores para evitar aglomerações. Para Bolsonaro, as medidas adotadas “vão prejudicar a economia”. Enquanto isto, os ministros Sergio Moro (foto), da Justiça e Segurança, e Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, assinaram portaria decretando medidas compulsórias como a quarentena e o isolamento contra o coronavirus. Seria também mais uma histeria? Qual o cego que não quer ver nesta história?

 

*O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, está internado em hospital em São Paulo, em razão de um quadro infeccioso, informou o gabinete do ministro em nota. “A patologia não tem relação com a cirurgia a que o ministro foi submetido em janeiro passado nem com o novo coronavírus”, informou a assessoria de Celso de Mello. Segundo o gabinete, a licença médica do decano que acabaria nesta quinta-feira, 19, foi renovada até o dia 30 de março. Ainda não há previsão de alta.

 

*Em razão da epidemia do coronavírus, que se espalha rapidamente no País, a Volkswagen informou aos sindicatos de metalúrgicos nesta semana a intenção de suspender toda a produção das quatro fábricas no País por dez dias a partir de 31 de março. As quatro unidades da marca alemã em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, em São Paulo, e a de São José dos Pinhais, no Paraná, empregam cerca de 15 mil funcionários entre administrativos e pessoal das linhas de montagem. A decisão ainda será confirmada nos próximos dias. O grupo também anunciou nesta terça-feira, 17, na Europa que vai fechar a maioria das fábricas na região por duas a três semanas. “A produção será interrompida em nossas fábricas da Espanha, na de Setúbal, em Portugal, a de Bratislava, na Eslováquia e nas fábricas italianas de Lamborghini e Ducati antes do fim de semana”, disse o presidente do grupo, Herbert Diess.

 

*Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, para reduzir os efeitos da pandemia Covid-19, o Sebrae Minas cancelou todos os eventos e treinamentos agendados no período de 23 de março a 23 de abril. A instituição também suspendeu os atendimentos presenciais aos clientes em suas agências em todo o estado, entre os dias 18 e 31 de março. As visitas do Programa Sebrae na sua Empresa também serão canceladas neste período. O atendimento aos clientes será realizado a distância, por meio da Central de Atendimento (0800 570 0800) pelos canais digitais: WhatsApp: (31) 9 9822-8208, site www.sebrae.com.br/minasgerais.

 

*Vem por aí nova queda de braço entre governo e Congresso. É que das medidas emergenciais na economia anunciadas pelo governo contra o coronavirus, pelo menos cinco dependem da aprovação do Congresso. Entre elas, o adiamento por três meses para pagamento das contribuições dos empresários ao FGTS, a destinação de recursos para incluir 1 milhão de pessoas no Bolsa Família e a destinação de R$ 4,5 bilhões do saldo do DPVAT para o SUS. O poder de negociação do governo está novamente em jogo.

 

*A centenária coleta de sempre-vivas feita por comunidades da Serra do Espinhaço, no Vale do Jequitinhonha, passou a integrar o seleto grupo dos Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam). A atividade acaba de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como patrimônio agrícola mundial. É o primeiro reconhecimento dessa natureza no país e o quarto na América Latina.

 

*Um novo leilão de produtos eletrônicos será realizado pela Receita Federal, no Rio Grande do Norte. Os celulares da Apple dominam a maior parte da lista de produtos destinados a pessoas físicas, mas também estão na lista itens como um iPhone 7 Plus de 32 GB e um iPhone 8 Plus de 64, um iPhone 8 Plus de 64 GB e um iPhone XS Max. O leilão está aberto para proposta desde o último dia 4 de março, e pode receber ofertas até às 21h desta quarta-feira (18). Os lances em si ficam para quinta-feira (19), às 14h, e podem ser feitos online.

 

*A primeira planta de produção de grafeno em escala industrial do Brasil será inaugurada em 16 de abril, em Belo Horizonte. A abertura da unidade marca a segunda fase do Projeto MGgrafeno, iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). O grafeno é 200 vezes mais resistente do que o aço, tem espessura menor que a de um átomo e promete revolucionar o mundo tecnológico. Ele pode ser produzido a partir da esfoliação do grafite, cuja produção nacional é liderada por Minas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de grafite.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.