*A senadora Juíza Selma (Podemos), que teve seu afastamento confirmado ontem pela Mesa Diretora do Senado, divulgou uma nota em que diz ter recebido a decisão com “respeito e tranquilidade”. Ela afirma que “sempre pautou sua trajetória com retidão”. E reforça que acredita que “vontades políticas com evidentes intenções obscuras prevaleceram no seu julgamento, o que fere a soberania do sufrágio popular e a obediência aos princípios do contraditório e da ampla defesa” Selma (foto) acrescenta que vai se dedicar à advocacia e “lutar para que outros cidadãos não tenham seus direitos cerceados”. No fim do ano passado, o TSE cassou o mandato de Selma por caixa dois e abuso de poder econômica. Ainda nesta semana, deverá assumir a vaga o terceiro colocado nas eleições de 2018, Carlos Fávaro (PSD). A eleição suplementar no Mato Grosso, inicialmente prevista para este mês, acabou sendo adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.
*A preocupação com animais não pode se sobrepor aos cuidados com os seres humanos. Com esse entendimento, a Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal negou pedido de associações de proteção aos animais para que uma mulher fosse liberada do isolamento social determinado pelas autoridades de saúde para alimentar um grupo de gatos que vive no Iate Clube de Brasília. As entidades alegaram que os bichos estariam passando fome. Como sempre foram alimentados por humanos, seriam incapazes agora de exercer seu instinto natural de animais predadores.
“Pessoal, se eu for parar aqui para ouvir cada um com problema, eu não paro mais”, disse presidente Jair Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (15) depois de ouvir pedidos das pessoas que o esperavam. E impaciente, depois de ouvir algumas reclamações de populares afirmou, antes de seguir para o Planalto: “Pessoal, estou fazendo a minha parte, tá ok?
A Câmara dos Deputados acelerou o passo e o plenário aprovou nessa quarta-feira (15) a Medida Provisória que cria o contrato de trabalho Verde e Amarelo. Agora o Senado é que tem que correr para analisar a matéria já que a MP perderá vigência na próxima segunda-feira (20). Aliás, segundo dados da Câmara, o governo federal já editou 27 medidas provisórias, desde fevereiro, visando o combate à pandemia.
*Um projeto de lei do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todo o Estado é objeto de análise da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposição estabelece que a medida proposta terá validade enquanto durar a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
*A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma plataforma on-line para ajudar as famílias a preservar o desenvolvimento de crianças e adolescentes durante o confinamento na pandemia do COVID-19. Dessa forma, as famílias podem ter informações seguras de como ajustar a rotina de trabalho e de cuidado integral das crianças, através da plataforma online : https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/
*Foram prorrogadas as inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e para o Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado. O novo prazo é 7 de maio de 2020. Serão selecionados dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.