*O uso da imagem de alguém para campanha publicitária depende de autorização, independentemente se se trata de figura pública ou não. Nos casos de pessoa pública, embora esteja suscetível a críticas e exposição de sua intimidade, deve ser garantida a proteção de sua dignidade e honra. Foto da ex-presidente Dilma Rousseff foi usada em campanha publicitária que buscou ridicularizá-la. Com esse entendimento, a Juíza Gislene Rodrigues Mansur, da 17ª Vara Cível de Belo Horizonte, condenou uma empresa de concursos – a “Estratégia Concursos Ltda.” – a indenizar em R$ 60 mil a ex-presidente Dilma Rousseff (foto). A empresa usou uma foto da ex-presidente em uma campanha publicitária sobre “como deixar de ser burro”. De acordo com o processo, tratava-se de campanha para divulgar uma aula virtual, que seria disponibilizada para ajudar os alunos a desenvolverem técnicas de estudo.
*A comissão mista destinada a acompanhar a situação fiscal durante a crise do coronavírus vai promover uma audiência pública nesta quinta-feira (28), às 10h, para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes. O objetivo será debater as ações do ministério relacionadas ao combate à crise decorrente da covid-19.
*A semana começou com um dado assustador vindo da maior economia do mundo: os Estados Unidos passou a barreira dos 40 milhões de desempregados oficiais, ou seja, aqueles que pediram o salário-desemprego. Uma dura realidade que pode se alastrar pelo mundo, inclusive no Brasil. E olha que há quatro meses os Estados Unidos registravam menos de 2% de desemprego e projetavam um crescimento econômico de 4%.
*Já o Legislativo brasileiro começa com uma dúvida cruel: mantém ou adia as eleições municipais deste ano. A decisão interessa, sobretudo. aos prefeitos. A alguns interessa que a data seja mantida, ou seja, em outubro. Uns por que são candidatos à reeleição, outros por querem se ver livre do cargo o mais rápido possível, devido principalmente ao desgaste com a pandemia do coronavirus.
* Depois do deputado Rogério Correia (PT-MG), que protocolou, na noite de sexta-feira (22), na Câmara dos Deputados, requerimento em que convoca o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República para explicar as ameaças feitas “à poir democracia e às instituições”, foi a vez do PDT ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma notícia-crime contra o general Augusto Heleno. *Uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil e pela Nielsen, que ouviu profissionais de marketing, veículos e agências, aponta que 60% dos entrevistados acreditam que o maior impacto da pandemia no segmento de comunicação será em cortes no orçamento relacionado a pessoas – que incluem novas contratações, promoções e treinamentos. Quase metade (48%) dos que foram ouvidos relatam, também, que os investimentos publicitários em anúncios, custos de agências e concorrências devem ser afetados.