Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, mandou a Advocacia-Geral da União se manifestar em até 48 horas sobre a portaria do ex-ministro da Educação Abrahram Weintraub contra medida que estimulava as universidades a criarem propostas sobre cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência nos processos seletivos de pós-graduação. O despacho do ministro foi deferido em uma das três ações que estão sob sua relatoria no Supremo. A portaria de Weintraub não extinguiu cotas já em vigor e não impede as instituições de adotarem ações afirmativas. Porém, a ação foi vista como política, com o objetivo de desestimular o debate sobre o tema nas instituições. A medida foi assinada pelo ex-ministro horas antes de anunciar sua saída do MEC.

 

*As atenções do governo estarão voltadas para a sessão do Plenário do Senado nesta quarta-feira (24) em cuja pauta consta o projeto de lei que trata do novo marco regulatório do saneamento. Entre seus pontos principais, a proposta pretende atrair investimento privado para levar água potável para 99% da população brasileira, rede de esgoto para 90% e universalizar o serviço até 2033. Segundo dados do Sistema Nacional de Informe sobre Saneamento (SNIS), o Brasil tem 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e 100 milhões sem rede de coleta de esgoto. O projeto é considerado essencial pelo governo para atrair investimentos e viabilizar a universalização dos serviços.

 

*O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou ontem uma campanha digital para incentivar a participação de jovens na política e nas eleições municipais deste ano. A campanha foi intitulada “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara” e jovens, entre 16 e 25 anos, têm até o dia 3 de julho para enviar um vídeo de 30 segundos, respondendo sobre o que falta na sua cidade e o que poderia fazer para melhorar a situação se fosse eleito prefeito ou vereador do município. Os melhores vídeos vão fazer parte de uma campanha da Justiça Eleitoral de incentivo ao voto.

 

*A Fecomércio MG criou um canal de atendimento exclusivo por WhatsApp com informações, orientações e assessorias para os empresários, de forma a contribuir para o fortalecimento das atividades turísticas.

 

*Cresce o número de pedidos de divórcio durante o isolamento social devido à pandemia do coronaviorus. O interessante é que 70% das iniciativas de pedir o divórcio partem das mulheres e a reclamação mais frequente é a tripla jornada. Em Belo Horizonte, para atender este público feminino, foi criado um grupo terapêutico, que tem entre suas responsáveis a psicóloga Lívia Guimarães, para auxiliar essas mulheres em conflito. O grupo se reúne por meio de uma plataforma online, com participação de três a seis pessoas.

 

*Foi aberta nessa segunda-feira (22) e vai até o dia 28 (domingo), no Museu Guignard, em Ouro Preto, a 10ª. Semana Guignard, que ocorre anualmente. Nesta edição as atividades serão inteiramente virtuais e incluem, entre outras, uma live-palestra sobre a vida e obra de Alberto da Veiga Guignard, uma live musical com a dupla Maurinho Sabino e Ramon Gomes, de Ouro Preto e a publicação de conteúdos, nas redes sociais do Museu, da exposição virtual “Guignard Virtual – obras da coleção Priscila e Alberto Freire”.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.