Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*As famílias que tomarem crédito imobiliário com a Caixa Econômica Federal poderão incluir, a partir de agora, no financiamento para compra da casa própria, as despesas cartoriais e com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Essa medida, que já vinha sendo testada desde abril em uma parcela dos novos contratos da Caixa, foi anunciada na manhã de ontem pelo banco, durante coletiva virtual de imprensa. “A partir de hoje, passamos a financiar também as custas do cartório e do ITBI no crédito habitacional”, afirmou o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Mahl (foto). Segundo ele, o custo médio para fazer o registro varia hoje no Brasil entre 2% e 5% do imóvel financiado, dependendo da região do país. É este o custo que poderá ser incluído no financiamento imobiliário. A novidade vale para novos contratos.

 

*Custou, mas finalmente o presidente Jair Bolsonaro admitiu o que para todo mundo era claro: que a situação da educação brasileira está “horrível”. A constatação do presidente Jair Bolsonaro foi feita nessa quinta-feira (2), em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã. Mas foi preciso trocar os ministros da pasta por três vezes desde o início do governo para só agora o presidente cair na real.

 

*O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, que representou os Municípios em audiência pública da comissão mista CN-Covid-19 no Congresso Nacional ontem, fez um alerta. Segundo ele os repasses da União aos municípios e a prorrogação da recomposição dos Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não serão suficientes. “Nós tivemos a recomposição do FPM até este mês; o auxílio financeiro de R$ 23 bi até setembro; e outubro, novembro e dezembro se nada acontecer eu posso garantir que os prefeitos não vão conseguir pagar fornecedores e funcionários, se não vamos viver um verdadeiro caos nas finanças públicas municipais”, alertou Aroldi.

 

*O ex- ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a criticar o governo federal e a exaltar a importância da ciência em sua conta do Twitter. Mandetta comparou o Brasil a uma “nau sem rumo”, em relação ao controle da pandemia, e desejou força a Minas, que vem registrando milhares de óbitos de Covid-19 nos últimos dias. “Mais de 6.000 pessoas perdidas. Nau sem rumo. Força SUS. Força Minas, Região Centro Oeste e Região Sul. Governos passam. Quem preserva a vida pode ter a chance de comemorar o que a ciência trará!!!”, postou Mandetta

 

*O Supremo Tribunal Federal (STF) não pode interferir no livre provimento de cargos pelo presidente da Câmara dos Deputados, decidiu o ministro Celso de Mello, ao negar pedido de medida liminar formulado por 10 deputados federais do Partido Social Liberal (PSL) contra a nomeação, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) para o cargo de secretária de Comunicação Social da Casa. Os parlamentares argumentaram que a nomeação da deputada para o cargo configura desvio de finalidade, pois teria como objetivo capturar a política de comunicação da Câmara para empregá-la “em prejuízo de adversários políticos”.

 

*O setor de mineração vem enfrentando sem grandes dificuldades a crise provocada pela Covid-19, segundo o relatório Mine 2020, da PwC. A análise estima que o impacto da pandemia para as 40 maiores mineradoras globais, segundo o critério de valor de mercado, deverá ser relativamente moderado este ano, com base em estimativas de produção e preço das commodities.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.