*A proposta de reforma tributária está “absolutamente pronta” e deve enviada nos próximos dias ao Congresso, ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou de uma transmissão ao vivo com empresários e também disse esperar que os parlamentares aprovem, nos próximos 90 dias, projetos para atrair investimentos privados ao país. “[O modelo de reforma tributária] já está pronto. Está absolutamente pronto para ser disparado. Primeiro de janeiro deste ano já estava tudo combinado”, disse Guedes (foto). No início do ano, o Congresso criou uma comissão mista especial para fundir as duas propostas de reforma tributária da Câmara e do Senado sobre o tema, mas a pandemia do novo coronavírus adiou os trabalhos. O Ministério da Economia apresentaria uma emenda, por meio de um deputado da base aliada, para incluir as sugestões do governo ao texto. O ministro também prometeu dar prioridade a projetos para estimular investimentos privados, como a proposta que reformula o mercado de gás e a nova regulamentação da navegação de cabotagem. Segundo ele, a aprovação do novo marco legal do saneamento mostra que o Congresso pode aprovar projetos de interesse do governo durante a pandemia e as propostas podem ser votadas em até três meses.
*Como manda a tradição, julho é mês de recesso do Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministros que têm participado das sessões por videoconferência entram de férias. Os prazos processuais nesse período ficam suspensos até 31 de julho, e apenas o plantão do STF estará funcionando.
*A engenheira pernambucana Juliana Coelho será a primeira mulher a dirigir uma fábrica da Fiat na América Latina. Ela vai dirigir a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), em Goiana (PE), considerada a mais moderna do grupo no mundo, e vai comandar 5,6 mil trabalhadores. Juliana assume o cargo na próxima quarta-feira (8).
*O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) elegeu, por videoconferência, sua nova diretoria, sendo reeleito presidente João Luiz Faria Netto e como vice-presidentes Sérgio Pompilio, Luiz Lara e Antonio Carlos de Moura. Também foram eleitos os presidentes das oito Câmaras do Conselho de Ética.
*A Semana da Moda de Paris, que começa na próxima segunda-feira não será como antes, No lugar das imagens glamurosas nas passarela e na área de visitantes que lotavam as ruas da capital francesa para assistir aos lançamentos das grandes marcas da alta costura, como Dior e Chanel, entram em cena o Youtube, Googgle, Instragam e Facebook, através dos quais o público poderá assistir aos desfiles virtuais. Na quinta-feira, será a vez da moda masculina mostrar as criações. A Semana da moda também será marcada pela ausência de grandes casas como Givenchy e Armani.
*O aeroporto de Songshan, de Taiwan, encontrou uma maneira inusitada para ajudar pessoas que não param de sonhar com voar, após mais de 100 dias de isolamento social. Vai permitir que turistas ansiosos em voar recebam um itinerário “fake” para fingir uma viagem. Como numa viagem real os passageiros fazem o check-in, passam pelo controle de segurança do aeroporto e podem até embarcar. Com uma diferença: o avião não vai sair do chão. A novidade já conta com mais de 7 mil inscritos, mas só 60 “viajantes” poderão embarcar.