*Oitenta e dois por cento dos brasileiros acreditam que a nomeação do general Eduardo Pazuello (foto) como ministro interino da Saúde foi uma má decisão do presidente Jair Bolsonaro. É o que mostra uma pesquisa da Vox Populi divulgada nessa terça-feira (14/7), dando razão às críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que apontou que as Forças Armadas estão exercendo um papel institucional que não lhes cabe ao aceitar liderar o combate à Covid-19 no país. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados acreditam que os militares não deveriam participar do governo ou exercer qualquer atuação política, enquanto 30% apoiam a permanência dos membros das Forças Armadas no Executivo. O levantamento também apurou o nível de confiança dos brasileiros nos militares de um modo geral. Dezoito por cento dos entrevistados disseram que confiam muito nos militares; 32% confiam mais ou menos; 17% confiam; enquanto 31% não confiam.
*O Globo Rural, em tom de gozação em cima do presidente Jair Bolsonaro que sofreu uma bicada de ema quando tentava alimentá-la, na segunda-feira, nos jardins do Palácio da Alvorada, trouxe de volta nessa terça-feira no Twitter uma matéria publicada em 27 de fevereiro de 2017 com o título “Aprenda como alimentar essa ave vista com frequência no Cerrado brasileiro”. O momento da bicada foi registrado por fotógrafos e cinegrafistas e virou meme nas redes sociais.
*Aliás, vários memes ao falar da “bicada” da ema no presidente chegaram a citar o livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, que merece ser lido e relido. No livro, um grupo de porcos de uma granja se insurge contra o Sr. Jones e toma-lhe o poder pois não queriam ser tratados mais como animais. Passam a liderar a granja, organizam um regime em que todos são iguais. Só que, na granja em que todos são iguais, alguns “são mais iguais que outros”. Daí que... Para saber o fim da história é bom ler o livro, que é uma excelente leitura em todos os tempos.
*O deputado Rogério Correia (PT-MG) e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG) protocolaram na segunda-feira (13), na Secretaria-Geral da Presidência da República, requerimento em que cobram do Palácio do Planalto informações sobre a indicação do assessor especial da Presidência, Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. Como o ex-ministro, Arthur também foi nomeado para o Banco Mundial, para um cargo com salário milionário na Organização dos Estados Americanos (OEA). Os dois parlamentares oposicionistas questionam se a indicação de Arthur, juntamente com a de seu irmão, Abraham Weintraub, para o Banco Mundial, não seria uma “espécie de ‘boquinha’ para a família Weintraub”, já que o salário de ambos, em dólar, pode chegar a ao equivalente a R$ 200 mil mensais.
*Os candidatos às eleições municipais deste ano correm o risco de sofrer um duro golpe em suas campanhas, caso o Facebook decida proibir a publicidade política em sua rede antes das eleições gerais de novembro, nos Estados Unidos. Se isto acontecer a decisão terá reflexo na campanha eleitoral deste ano também no Brasil, já que ficariam impedidos de publicar na rede social anúncio de políticos e de partidos políticos.
*Dentro das muitas dificuldades que vem enfrentando com as medidas restritivas impostas, retardando o livre retorno do comércio, alguns varejistas do setor de alimentos e bebidas vem enfrentando outro problema. O prazo de validade dos produtos que estavam nas prateleiras desde dezembro ou venceram ou estão para vencer. Para agravar ainda mais a situação, os varejistas vão ter que enfrentar outra batalha: tentar renegociar com os fabricantes, o que não vai ser fácil, pois estes também estão enfrentando queda em seu faturamento.
*A BR Distribuidora começa a semana comemorando e aliviada. Decisão judicial transitada em julgado nessa segunda-feira (13) irá permitir à empresa, que tem a Petrobras como uma de suas acionistas, recuperar cerca de 376 milhões de reais. Na ação, a BR Distribuidora buscava reaver valores de PIS e Cofins pagos a mais entre abril de 2012 e julho 2020, e com a decisão favorável o valor recuperado, segundo a empresa, deve ser reconhecido como ativo nas demonstrações financeiras do segundo semestre de 2020.
*O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e deve atingir mais de 65 mil pessoas só em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, que deve alcançar mais de 83 mil homens neste ano. Cerca de 15 mil homens morreram em 2018 devido a doença. Porém, os inúmeros tabus e até mesmo a preocupação de se procurar o especialista durante o período de pandemia, podem ser fatores que levam os homens a não buscar auxílio médico preventivo. Por isso, é importante a conscientização e a informação sobre novidades que tornam os tratamentos menos invasivos e mais seguros. O assunto ganha destaque neste Dia Nacional do Homem, comemorado anualmente em 15 de julho, justamente para lembrar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.