*”É na opção democrática que (…) uma República se faz e, quando necessário, se refaz.” A afirmação é do ministro Luiz Edson Fachin (foto), ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em texto sobre as eleições. No mesmo texto Fachin afirmam que as eleições “consistem em antídoto para o descontentamento com agentes públicos, a desinformação e disseminação do ódio, e para o aumento da percepção da corrupção”.
*A propósito, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, participa nesta quinta-feira (30), às 19 horas, de debate sobre Fidelidade Partidária, promovida pelo 1º. Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral – Confrade. A videoconferência online e gratuita terá também a participação do jurista e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga Neto e do advogado especialista em Direito Público, Bruno Pena. Idealizado em Minas Gerais, o Confrade vem promovendo videoconferências semanais gratuitas com autoridades e especialistas do Direito Eleitoral.
*O músico e compositor Caetano Veloso não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro em sua entrevista nessa quarta-feira (29) ao jornal britânico The Guardian. . Entre outras coisas disse Caetano: “Ter um governo militar é horrível e Bolsonaro é tão confuso, tão incompetente. O governo dele não fez nada”. E continuou: “O que o Executivo brasileiro fez no período desde que ele foi presidente? Nada … Não houve governo – apenas uma raquete de insanidades”. Como diz o ditado “cutucou a onça com vara curta”.
*O Banco Central anunciou que o juro médio cobrado pelos bancos no rotativo cartão de crédito caiu 4,7 pontos de maio para junho. A taxa passou de 305,0% para 300,3%. Ainda está muito longe para representar um alívio para as famílias endividadas e com dificuldade em pagar suas contas e que vão em busca de linhas de crédito nos bancos. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de usar o rotativo.
*O Conselho Fiemg Jovem anunciou os empresários que serão responsáveis pelos quatro grupo temáticos dos colegiados e que foram selecionados em processo conduzido pela área de Recursos Humanos da FIEMG. São eles: Camilo Silveira, diretor de Relações Institucionais; Denise Valadares, diretora de Sustentabilidade; Matheus Pedrosa dos Reis, diretor de Comunicação e Marketing e Rodrigo Rocha Scarpelli, diretor de Liderança e Inovação.
*O apresentador Luciano Huck desagradou os internautas e a hastag ##TodosContraLucianoHuck chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter, por ele ter defendido o youtuber Felipe Neto, cujo nome foi associado à pedofilia. Por seus comentários do tipo “covardia, bullying, desrespeito… Nada disso é tolerável. Felipe Neto é voz corajosa nas redes. Goste-se ou não dele, temos de defender quem renova o debate público”, Huck acabou sendo “cancelado” das redes sociais, o que não é nada bom para quem tem a pretensão de um dia concorrer a um cargo público, como a presidência da República.
*O público é quem irá escolher, por meio dos comentários no perfil do Instagram da Band, o nome do novo programa da emissora, criado por Zeca Camargo e que será apresentado pela jornalista Mariana Godoy. Nesta quinta-feira (30), às 11h, Zeca e Mariana farão uma live no perfil da Band no Instagram para dar detalhes do novo programa.