*“Entreguei o cargo convencido de que nunca existiu um programa de governo minimamente estabelecido e ordenado”, disse em entrevista, o general da reserva Francisco Mamede de Brito Filho (foto). O general Brito durou apenas quatro meses na chefia de gabinete do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, o Inep, de onde saiu profundamente frustrado após a demissão do então ministro da Educação, Ricardo Vélez. Nas entrevistas, o general declarou: “O silêncio das instituições pode estar colaborando, ainda que passivamente, para esse processo de apropriação indevida das Forças Armadas para fins políticos”. Com a revista Crusoé.
*O sonho acabou para muitos pré-candidatos que esperavam contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro nas próximas eleições. Pelo menos por enquanto. Bolsonaro afirmou nessa sexta-feira (28) que não vai participar das eleições deste ano. “Publiquei hoje (sexta-feira) uma nota que não vou participar das eleições municipais. Qualquer processo contra mim, pega”.
*“O mundo vai sair menor dessa crise”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, em entrevista online durante o #ABPlanOn, evento realizado por Automotive Business. E explicou: a expectativa no início do ano era de que a indústria automotiva global poderia produzir 90 milhões de veículos em 2020, mas após o impacto da pandemia, esse número agora talvez chegue a 70 milhões. Com uma redução dessa proporção, não há como negar que o mercado vai ficar menor para todos e esse fenômeno também vai ocorrer em outros setores da economia, concluiu.
*O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e Ciro Gomes, vice-presidente do partido, participam neste sábado (29), junto com o sindicalista Antonio Neto, presidente do PDT municipal de São Paulo e da Central dos Sindicatos Brasileiros, da live Militância Turma Boa. A transmissão será às 19h, pelo Facebook.
*Agora é para valer. Após 40 anos exibindo a Formula 1, a Globo, em comunicado nessa sexta-feira (28), confirmou que não renovou os direitos de transmissão das provas para o ano de 2021. Informou ainda a emissora que, mesmo sem a transmissão das corridas, continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas. Globo e a Liberty Media, detentora dos direitos da Fórmula 1, não conseguiram chegar a um acordo financeiro sobre a renovação do contrato, que termina no fim de 2020.
*Com as lojas físicas fechadas por conta da Covid-19, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, sua maior alta em 20 anos. De acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, o crescimento do faturamento foi impulsionado pela alta de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, em relação ao primeiro semestre de 2019.
*Já tem gente sonhando em ser elefante na Polônia. Ao detectar que um grupo de elefantes, como os humanos, estavam sofrendo de estresse com a pandemia do novo coronavirus, o governo resolveu incluir na dieta dos animais a cannabis medicinal. O objetivo é encontrar um substituto natural para os remédios manipulados de combate ao estresse e, assim, um grupo de pesquisadores irá observar os efeitos da maconha no comportamento dos elefantes estressados.
*A Ford tornou-se a primeira montadora a oferecer um sistema de agendamento 100% online. Por meio do aplicativo FordPress, os proprietários de veículos da marca conseguem agendar revisões e serviços de manutenção sem ter de ligar para a oficina e podem, não só marcar o horário de visita à concessionária, como conferir o serviço que será executado, o preço dos itens e até escolher o consultor que irá atendê-lo. Após finalizar o agendamento, o consumidor pode salvar o compromisso em calendário pessoal no celular, programando um alerta para lembrá-lo. É a tecnologia caminhando sobre quatro rodas.