*A Quarta Turma do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1) determinou nessa terça-feira (1ª), por unanimidade, o trancamento de uma ação penal contra o ex-presidente Lula (foto). por suposta participação em um esquema de fraudes em contratos da Odebrecht com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na prática, a decisão arquiva o processo e livra o ex-presidente de punição. A Quarta Turma atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente. O colegiado entendeu que não há elementos nos autos que justifiquem o prosseguimento do processo, como apontou o voto do relator, Néviton Guedes.
*”Esse [o resultado do PIB no segundo trimestre] foi o impacto inicial, uma queda de 9,7%, mas isso é um som de um passado distante daquele impacto da pandemia lá trás. É onde o Brasil ficaria se a gente não tivesse feito com o Congresso tudo o que fizemos”, assim explicou a queda do Produto Interno Brasileiro (PIB) o ministro Paulo Guedes, da Economia, em audiência virtual da comissão mista do Congresso para discutir as medidas do governo relacionadas à Covid-19. Guedes disse ainda à Comissão, que as medidas adotadas pelo governo para combate aos efeitos da Covid-19 na economia surtiram efeito e já é possível ver uma retomada econômica em “V”, ou seja, uma queda brusca seguida de forte recuperação.
*Com a imagem do lobo-guará, animal símbolo de Brasília, será lançada nesta quarta-feira (2), a nova nota de R$ 200. A foto da nova cédula, a 7ª. da família de notas do Brasil, só será conhecida na cerimônia de lançamento, às 13h30, que será transmitida ao vivo pelas redes sociais. O Banco Central encomendou à Casa da Moeda 450 milhões de cédulas do novo valor. Essa será a primeira cédula de um novo valor da família do real em 18 anos. A última cédula, a de R$ 20, tinha sido lançada em 2002.
*O novo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms em entrevista ao DW Brazil, disse que seu país “quer acordo UE-Mercosul, mas precisa ver queda no desmatamento”. Segundo o embaixador, que entregou suas credenciais ao presidente Jair Bolsonaro em 19 de agosto, a Alemanha segue comprometida com o acordo comercial, mas que sustentabilidade é prioridade e promessas em relação à proteção da Amazônia não bastam., mas sim progressos reais.
*Chega às livrais em 20 de setembro o livro “Samuel Wainer – O Homem que Estava Lá”, de Karla Monteiro. O livro, da Companhia das Letras, deve ser a mais completa biografia do jornalista paulista, fundador do jornal “Última Hora, que foi uma verdadeira revolução na imprensa da época e o único veículo brasileiro a se posicionar contra o golpe militar de 1964. Cassado pelo regime militar, Samuel Weiner exilou-se em Paris, de onde comandava o “Último Hora, que fechou em 1971. De volta ao Brasil, integrou-se à “Folha de S. Paulo”, com a qual colaborou até a véspera de sua morte, aos 68 anos.
*Fundada em 2016, a empresa de mídia/notícias BuzzFeed Brasil anunciou o fim de suas operações no país. Em nota de despedida, o editor de notícias Graciliano Rocha atribui o encerramento da operação aos efeitos da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, as demais franquias do BuzzFeed no país nas áreas de entretenimento (BuzzFeed Brasil) e gastronomia (Tasty Demais) continuam suas atividades sem interrupções. O BuzzFeed News em inglês também segue normalmente. Em abril deste ano, a equipe internacional do BuzzFeed anunciou aos funcionários da operação brasileira que o BuzzFeed Brasil poderia encerrar suas atividades caso não encontrasse um parceiro comercial até 30 de abril.
*O Superior Eleitoral (TSE) divulgou nessa terça-feira (1º.) a doação, por parte de 26 empresas e instituições, de materiais e serviços de logística para a realização segura das eleições municipais deste ano em meio à pandemia da covid-19. Serão doados equipamentos de proteção para mesários, como máscaras e proteções faciais (face shield), bem como litros de álcool gel para utilização pelos eleitores e adesivos para marcar o distanciamento social nas filas. O material deve ser entregue diretamente aos Tribunais Regionais Eleitorais de todo país. Entre as empresas doadoras estão, a Cervejaria AmBev, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Febraban- Federação Brasileira de Bancos, Magazine Luiza, Gol Linhas aéreas Inteligentes, Fundação Itaú para Educação e Cultura e Klabin.
*Segundo estudo recente da Nupens – USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), o isolamento social (e a consequente permanência das famílias em suas casas) e a preocupação com a saúde, podem ter estimulado o resultado positivo quanto ao aumento do consumo frequente de comida caseira e fresca (de 40,2% para 44,6% para frutas, hortaliças e feijão).