Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O cerco aperta para o ministro Ricardo Salles (foto). O Ministério Público Federal reiterou o pedido para que a Justiça Federal o afaste do cargo. A ação foi apresentada em julho, mas, até esta quarta-feira (23), não havia sido analisada pela 8ª Vara Federal no DF. Salles responde a ação de improbidade administrativa pelo desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção ambiental.

 

*Aliás, o governo brasileiro em questões ambientais continua pecando e voltou a municiar seus opositores para voltarem a criticar a condução da sua política ambiental. E podem esperar uma enxurrada de críticas ao fato de nenhum membro do governo ter representado o Brasil na mesa de abertura da importante “High-Level Climate Change RoundTable” (em tradução livre “Alto Nível sobre Mudanças Climáticas”), que aconteceu, em Nova York. Quem representou o Brasil foi Cândido Bracher, CEO, do Itau Unibanco. Nada contra a figura do executivo, mas causou estranheza por se tratar de alguém da iniciativa privada. O Chile, por exemplo, foi representado por seu presidente, Sebastián Piñera Echenique, o Canadá, pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, e a comissão europeia, foi representada pela presidente Ursula Von der Leyen.

 

*Enquanto no Brasil, o Ministério da Saúde alterou a portaria que obrigava médicos e profissionais de saúde a notificarem para a polícia quando atendiam vítimas de estupro que queriam realizar aborto legal, a França endurece contra os agressores de mulheres. A partir desta sexta-feira o país de Emmanuel Macron começa a distribuir os primeiros aparelhos de monitoramento eletrônico para proteger as mulheres vítimas de violência e afastar seus agressores. A tornozeleira eletrônica francesa permite geolocalizar parceiros, ou ex-parceiros, violentos e ativar um sistema de alerta, quando se aproximam da vítima.

 

*E por falar em mulheres, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lança, nesta sexta-feira (25), a cartilha “Mais Mulheres na Política – Eleições 2020”. A confecção da cartilha teve a parceria da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM). Entre os assuntos apresentados, estão o histórico do voto feminino no Brasil, a importância de se eleger uma mulher para o Parlamento, além de informações sobre o planejamento da campanha, propaganda intrapartidária, financiamento coletivo, funções da vereadora e da prefeita. O evento de lançamento da cartilha, com transmissão interativa, será realizado às 9h30 no plenário 3 da Câmara.

 

*Lançada a primeira moto elétrica do Brasil. A Voltz Motors aproveitou a inauguração de sua loja conceito na cidade de São Paulo para apresentar a EVS, a primeira moto elétrica brasileira. O modelo, estilo street, como a maioria das motos vendidas no mercado nacional, pretende também ser a primeira moto inteligente do Brasil. O preço parte de R$ 15.900. Controlada por um aplicativo, a Voltz EVS também exibe informações do smartphone na tela TFT do painel digital. Iluminação full-LED e alto-falantes bluetooth completam o pacote futurista do modelo.

 

Os três candidatos à presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Hélio Meireles Cardoso, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, e Paulo Wanderley, que concorre à reeleição, participaram, nesta quinta-feira (24), de um debate virtual na Câmara dos Deputados. A eleição da diretoria do COB acontece no dia 7 de outubro, no Rio de Janeiro, e os eleitos serão escolhidos pela Assembleia Geral da entidade. Além do presidente e do vice, também serão eleitos sete representantes de Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de verão e de inverno e o membro independente que também tomará assento no Conselho de Administração.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.