*O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez (foto), mandou um recado para o governo brasileiro em entrevista à CBN: “o governo brasileiro precisa dar uma declaração política de combate ao desmatamento para retomar negociações do acordo da União Europeia com Mercosul”. E arrematou dizendo que o Brasil dá garantias de que está interessado em assumir a posição necessária, mas “você não pode criar riqueza destruindo o que vai ser a riqueza futura dos países”.
*Em evento no Palácio do Planalto nessa quarta-feira (9), o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, defendeu a regulamentação do lobby, que está em discussão no Congresso Nacional. “O lobby, ou representação de interesses, assim como a política, não pode ser criminalizado, mas sim regulamentado por meio de legislação específica”, disse o procurador-geral. Mas Aras colocou um porém ao completar: “Contudo, o lobista que comete atos de corrupção deve ser investigado e punido, segundo o rigor das leis existentes, assim como os demais agentes que se embrenham pelo atalho sombrio da corrupção”, continuou ele.
*O Comitê Lula Livre lançará nesta quinta-feira (10), às 19 horas, o documentário “Moro: Mais que Suspeito”. O filme, que foi produzido pela Campanha Lula Livre, será lançado em diversas plataformas pela Internet, entre elas o facebook do Comitê Lula Livre, do Instituto Lula, Grupo Prerrogativas e diversas páginas parceiras.
*A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou na guerra das vacinas e nessa quarta-feira acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo seja obrigado a garantir o uso das vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas e registradas por agências reguladoras de outros países. A OAB sustenta seu argumento na chamada “Lei Covid”, aprovada pelo Congresso Nacional, e que dá permissão para que as vacinas já aprovadas por autoridades sanitárias estrangeiras sejam adquiridas e fornecidas no Brasil em caso de omissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em apreciar o pedido em até 72h. Caso a Anvisa não se manifeste em 72 horas sobre a aprovação ou não da vacina, a autorização é concedida automaticamente.
*Será nesta quinta-feira a cerimônia de entrega do Prêmio Artesanal 2020 de Charcutaria., promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e Academia de Charcutaria, quando será anunciado o vencedor. Entre os cinco finalistas do prêmio que destaca os melhores salames produzidos no país está o Salaminho da Serra, produzido por Gesner Ferreira Belisário, em Jaboticatubas. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal Youtube do Sistema CNA/Senar.