*O ministro Ricardo Lewandowski (foto), do STF, deve formalizar sua aposentadoria em maio, dias antes de completar 75 anos, no dia 11. Deve deixar um acervo de 600 a 800 processos para seu sucessor(a). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar para a vaga, de preferência, alguém que seja jovem, que seja garantista (que defende a manutenção rigorosa das garantias legais de acusados) e que tenha o aval de Lewandowski. (Foto/reprodução internet)
*O governo federal editou resolução que proibindo pagamentos pedras e metais preciosos com bitcoins e outras criptomoedas. Pedras. A Resolução 129 da Agência Nacional de Mineração (ANM) estipula que nenhuma das empresas que atuam na atividade de extração mineral mediante os títulos autorizativos de Guia de Utilização, de Portaria de Lavra, de Manifesto de Mina e de Permissão de Lavra Garimpeira poderão receber criptoativos como forma de pagamentos por suas atividades
*A inadimplência bate recorde histórico e atinge 70 milhões de brasileiros, segundo números da Serasa Experian. É o maior número desde o início da série histórica, em 2016. São mais de 252,1 milhões de dívidas não pagas. O aumento da inflação teria sido o principal responsável pelo crescimento da inflação, que ficou entre setembro de 2021 e julho de 2022 acima de 10% ao ano.