Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

* Integrante da força-tarefa da “Lava Jato”, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima (foto) manifestou preocupação de que decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) de dividir parte da investigação ameace o futuro da operação. “Pode significar o fim da “Lava Jato” tal qual a conhecemos”, disse Lima ao jornal Folha de São Paulo. Responsável pelos inquéritos do caso no STF, o ministro Teori Zavascki entendeu que suspeitas contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) por desvios no Ministério do Planejamento, não têm conexão com o resto da “Lava Jato”, que trata de corrupção na Petrobras. Por isso, ele decidiu que o caso de Gleisi pode ser julgado por outro ministro, e  o processo foi redistribuído para Dias Toffoli. O temor de Lima é que, a partir daí, a investigação sobre essa etapa (e inclusive várias outras, que não tratem da Petrobras) seja remetida para outra vara federal, até mesmo fora do Paraná, e deixe de ser conduzida pela força-tarefa  da operação. “O que queremos mostrar é que não estamos investigando a Petrobras. Estamos desvelando a compra de apoio político-partidário pelo governo federal, por meio de propina institucionalizada nos órgãos públicos”, disse.

 

* O co-fundador da Universo Varejo, empresa membro da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Daniel Zanco, fará uma palestra sobre “Gestão de Varejo e Performance”, hoje (22), no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima. O evento  gratuito, conta com o apoio do Sebrae-MG e tem como público-alvo os empresários locais. Presenças devem ser confirmadas pelo telefone: (31) 3541-2614.

 

* A inadimplência de cheques no mês de agosto alcançou 2,11% em relação ao total de documentos compensados. O número é o maior já registrado para o período desde 1991, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos. Apesar do recorde, o cenário é de ligeira melhora sobre as condições de pagamento no mês de julho, quando foram devolvidos 2,29% do total de emissões. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o índice atingiu 2,19%, resultado pouco superior à taxa verificada no mesmo período do ano passado (2,1%). Para os economistas da Serasa Experian, o resultado se deve ao desaquecimento da economia que trouxe mais desemprego, além de aumento da inflação e dos juros.

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.