* O Papa Francisco (foto) denunciou ontem que a fome no mundo alcançou “dimensões de verdadeiro escândalo” e destacou que este fato acontece não só nos países pobres, mas também e cada vez mais nas sociedades ricas. “A fome alcançou dimensões de um verdadeiro escândalo que ameaça a vida e a dignidade de muitas pessoas, homens, mulheres, crianças e velhos”, disse o líder da Igreja Católica durante encontro com participantes de uma conferência promovida pelo Banco Alimentar em comemoração aos 25 anos da organização.
* Os estudantes que já fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo menos uma vez são maioria dos inscritos nesta edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso ocorre pela primeira vez desde 2011. Os veteranos no exame são 5,8 milhões, enquanto os calouros, cerca de 2,7 milhões. A última vez que isso ocorreu foi em 2010, quando eram aproximadamente 1,9 milhão de novatos para 2,2 milhões que já haviam passado pelo Enem.
* Os lojistas se empenham para atrair o consumidor, mas o Dia das Crianças será comemorado apenas com lembrancinhas de até 50 reais. O presidente da CDL, Bruno Falci acredita no poder de convencimento das crianças.
* A partir de 8 de outubro, Belo Horizonte ganha um novo espaço voltado à arte e à cultura, a cAsA - Obras Sobre Papel. O espaço, localizado na avenida Brasil, funcionará para a realização de exposições, encontros, discussão de ideias e promoção da arte sobre papel. A exposição de abertura, “Todos André”, tem curadoria de Cláudia Renault e obras de 33 gravadores do mundo todo, entre eles Andre Masson, Andre Lanskoy, Andre Evrard, André Balyon, Andre de Miranda, Andre Toral, Andre Dahmer, Andre Maciel... O espaço foi idealizado por Lúcia Palhano para abrigar as gravuras