*A decisão do ministro Alexandre de Moraes(foto/reprodução internet), do Supremo Tribunal Federal (STF) de retirar do ar a rede social X deve passar pela avaliação dos demais ministros da Corte. A começar pelos integrantes da Primeira Turma – da qual Moraes faz parte e é presidente – e, na sequência, pelo plenário, onde se reúnem os onze ministros. Esse é o caminho que está sendo avaliado pelos magistrados nos bastidores.
*O endividamento dos países ricos compromete o crescimento econômico das nações menos desenvolvidas, ao diminuir investimentos e prejudicar o combate às desigualdades. A avaliação é da presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, o Brics, Dilma Rousseff. Ela falou que boa parte dos capitais disponíveis no mercado financeiro é emprestada para economias avançadas emitirem títulos da dívida pública e isso deixa os países do Sul Global em dificuldades para diminuir a pobreza, combater a desigualdade, investir em infraestrutura e ampliar o acesso a direitos como educação, saúde e habitação.
*O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários abriram à participação social, por meio de Edital, para tomada de subsídios para aprimorar as possibilidades de investimento de pessoas físicas e jurídicas não residentes no mercado financeiro e no mercado de capitais. O período de contribuições vai até 30 de setembro. As propostas ampliam a possibilidade de investimentos e dispensam requerimentos não mais necessários.