*Com carta branca do presidente Lula para escolher sua equipe, a nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (foto/reprodução internet), que toma posse oficialmente nesta sexta-feira, escolheu para a secretária-executiva a cientista política Janine Mello, atual secretária adjunta de Políticas Sociais da Casa Civil. Para chefe de gabinete na pasta, o nome escolhido é o da ex-vereadora mineira Lene Teixeira (PT), que já atuou como chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Para a ouvidoria da pasta, o nome cotado é o de Denise Pacheco, do movimento negro de Minas.
*Duas ações tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a derrubada imediata da lei que regulamenta as apostas esportivas online. Além da ação dos governadores, entre eles Romeu Zema, de Minas, Tarcísio de Freitas, de São Paulo, e Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, contra a lei que regulamenta as loterias esportivas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) impetrou, na última quarta-feira (25), uma ação pedindo a suspensão imediata da Lei das Bets e que, ao fim do processo, a norma seja considerada integralmente inconstitucional. Os processos estão sob a relatoria do ministro Luis Fux, do STF.
*A exposição “De Guignard para Amalita Fontenelle”, no Museu Mineiro, reúne 111 cartões pintados por Alberto da Veiga Guignard dedicados à pianista Amalita Fontenelle. A coleção “Cartões de Guignard para Amalita” foi salvaguardada pela família do escritor e poeta Oswald de Andrade por mais de 50 anos. A mostra é uma realização do Secult-MG, em parceria com o Atelier Dois Capelistas, que tem à frente os artistas Aurélio Hilgenberg dos Santos e Leandro Vilar.