*O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu duas ações pedindo a suspensão da PEC que limita a atuação dos ministros da Corte. As ações foram protocoladas pelos deputados Paulinho da Força(foto/reprodução internet), Solidariedade-SP, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). O relator dos mandados de segurança será o ministro Nunes Marques. A PEC recebeu 39 votos favoráveis e 18 votos contrários. A Proposta ainda precisa ser analisada por uma comissão especial e pelo plenário da Câmara.
*Líderes partidários têm comentando sobre o atual estado de espírito do presidente da Cãmara, Artthur Lira (PP-AL), que parece estar “abandonando” a Casa, apesar do término de sua gestão termine só em 2 de fevereiro de 2025 com a escolha do seu sucessor. Segundo eles, Lira já teria dado sinais de desânimo na última semana quando não comandou nenhuma das sessões presenciais da Casa. Lira anunciou que a sessão deliberativa desta terça-feira (15) será virtual, mas não divulgou a pauta e nem confirmou se haverá a tradicional reunião de líderes.
*O Memorial Minas Gerais Vale prorrogou até 20 de outubro as inscrições para a terceira edição do Edital Apoia voltado à cultura popular. Serão R$ 400 mil destinados a artistas, detentores e grupos da cultura popular regional de Minas Gerais. O edital selecionará propostas em diversas linguagens artísticas, como artes visuais, música, dança, festejos e celebrações. Em Minas, serão 40 projetos premiados e cada um receberá o valor de R$ 10 mil.