*O Itamaraty divulgou uma nota em que demonstra surpresa com os ataques da Venezuela ao presidente Lula (PT) e a diplomatas brasileiros após o país ter atuado nos bastidores para bloquear a sua entrada no Brics, bloco dos países emergentes. No documento, o Brasil define como "tom ofensivo" o teor das declarações dadas pelo presidente Nicolás Maduro(foto/reprodução internet) contra o presidente Lula, e que a opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo".
*Pesquisa divulgada pela Abrasel revela otimismo do setor de bares e restaurantes para o fim do ano. Além de 78% dos empresários projetarem aumento das vendas em relação a 2023, a pesquisa também aponta que 40% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários. Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, “com mais colaboradores, os estabelecimentos estarão mais bem equipados para lidar com a alta dos clientes e proporcionar uma experiência positiva, fundamental para fidelizar o cliente que chega nesse período”.
*Apoiadores do ex-presidente da Bolívia Evo Morales ocuparam um quartel nesta sexta-feira (1º) e retiveram pelo menos 20 militares na região cocaleira de Chapare, perto de Cochabamba. Grupos pró-Morales organizam protestos na região, que é um reduto do ex-presidente, há 19 dias.