*Acostumado a julgar os atos dos políticos, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski(foto/reprodução internet), que atuou por 17 anos no Supremo Tribunal Federal, enfrenta agora, resistência dos parlamentares aos seus projetos. Ele tem tentado emplacar, em vão, suas agendas de reforma estrutural na área de segurança e viabilizar recursos para viabilizar as ações da pasta, inclusive com contratação de mais policiais federais.
*Levantamento da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do Ministério da Justiça mostra que o Brasil tem aproximadamente 100 organizações criminosas. De 2022 a 2024, foram identificadas 88 facções atuantes dentro de 1.760 pavilhões prisionais. O Nordeste aparece como a 1ª região com maior concentração de orcrims (organizações criminosas) –são 46. A Bahia é o Estado com mais facções: são 21.
*Os governos do Brasil e da Suécia assinaram uma carta de intenções para ampliação da compra de caças suecos Gripen por parte da Força Área Brasileira (FAB), enquanto os europeus irão adquirir o modelo C-390 Millennium, da Embraer. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Suécia. As negociações do governo brasileiro para a compra de aeronaves suecas já duram uma década.