*A ex-presidente da República Dilma Rousseff(foto/reprodução internet) deverá ser reconduzida à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), popularmente conhecido como BRICS, para mais um mandato de cinco anos. O acordo para sua recondução teria sido firmado pelo presidente Lula junto aos presidentes da África do Sul e da China, durante o G20. A presidência do BDB [é rotativa e naturalmente seria a vez da Rússia ocupar a cadeira, mas o presidente Vladimir Putin, cedeu o lugar para Dilma.
*Os ventos não andam soprando favoráveis para o ex-presidente da República e senador Fernando Collor. Após ter sua condenação por participação em esquema de corrupção da BR Distribuidora mantida no início do mês pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Justiça do Trabalho em Alagoas, notificou a defesa de Collor para a penhora de sua cobertura duplex de 600 m². Localizado à beira-mar no bairro da Jatiúca, em Maceió, o imóvel, avaliado em R$ 9 milhões, servirá como garantia para o pagamento de uma dívida trabalhista de R$ 264 mil relacionada a um ex-funcionário da TV Mar, emissora ligada a organização da qual Collor é sócio majoritário.
*Para quem não entendeu o presente que Xi Jinping, presidente da China, deu ao presidente Lula – uma amostra de rocha lunar coletada pela missão espacial chinesa Cheng’e-6, que explorou o lado oculto da lua -, trata-se de parte de uma série de amostras colhidas pela missão. As amostras foram responsáveis, nos últimos dias, por importantes descobertas sobre o passado geológico da parte mais escura da lua. Elas foram trazidas à Terra, em 25 de junho, para serem analisadas por pesquisadores da China. O presente foi entregue durante o jantar oferecido por Lula a Xi Jinping na sede do Itamaraty.