*O advogado criminalista e ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, José Carlos Dias (foto/reprodução internet), ao comentar o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro indiciado por tentativa de golpe de Estado afirmou que “nós ainda corremos risco, precisamos ficar atentos”. Dias, que integrou a Comissão Nacional da Verdade, pretendia se aposentar em 2018, mas adiou os planos com a eleição de Bolsonaro. O advogado acaba de ganhar um livro em sua homenagem intitulado “Democracia e Liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos”, de Ricardo Carvalho.
*Bahia, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo gastaram, juntos, cerca de R$ 7,7 bilhões do orçamento para implementar a Lei de Drogas em 2023. Segundo a coordenadora do estudo, Julita Lembruger, realizado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania )CESeC), o combate às drogas, além de comprometer parcela substancial de orçamento das entidades responsáveis por aplicar a legislação, compromete parcela substancial de orçamento das entidades.
* Os eventos esportivos lideraram as buscas dos brasileiros no Google e foram os que mais cresceram em 2024.A Eurocopa ficou em primeiro lugar, seguido pela Copa América. Mas a morte do apresentador Silvio Santos, que provocou comoção entre os brasileiros, ocupa o terceiro lugar no ranking geral. Ainda em relação aos esportes, as Olímpiadas de Paris também foram um dos assuntos mais procurados, ficando em quarto lugar, seguidas pela Copa Brasil . Já a campeã olímpica Rebeca Andrade foi a personalidade e esportista mais popular no Google em 2024