*O relator da PEC da Segurança na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o deputado Mendonça Filho (União-PE/reprodução internet) convidou sete governadores para discutir a proposta. Dentre os convidados considerados oposicionistas ao governo Lula, foram convidados os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro) e Ronaldo Caiado (Goiás). O governador de Minas, Romeu Zema, ficou fora da lista. Entre os aliados do governo foram chamados: Jerônimo Rodrigues (Bahia), Raquel Lyra (Pernambuco) e Hélder Barbalho (Pará). Mendonça Filho explica que os “nomes escolhidos buscam dar representatividade a todas as regiões brasileiras, bem como representar a pluralidade partidária”.
*O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB), deve instalar na próxima terça-feira (6) a comissão para analisar a PEC da Refis, que prevê o parcelamento da dívida previdenciária e define novos limites para pagamento de precatórios. O presidente da Comissão Especial será o deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB). Já o relator da comissão será o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A pauta é prioritária para o movimento municipalista diante dos bloqueios no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o impedimento de firmar convênios.
*O Brasil subiu 47 pontos no ranking de liberdade de imprensa entre 2022 e 2025, segundo o Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Em 2024, o Brasil ocupava a 82ª posição entre os 180 países avaliados. Agora está na 63ª posição, o melhor patamar alcançado nos últimos 11 anos. Segundo o relatório, a melhora reflete um ambiente menos conflituoso, com redução de ataques físicos e processos abusivos contra a imprensa.