*Indignado por ter sido apontado como suposto responsável pelo vazamento da conversa da primeira-dama Janja Lula da Silva sobre o TikTok durante jantar com o presidente da China, Xi Jinping, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto/reprodução internet), pensou em fazer um pronunciamento público sobre o caso. Mas ele foi aconselhado a desistir da ideia pelo ministro-chefe da Secom, Sidônio Palmeira, que temia que fala de Costa poderia acirrar ainda mais a crise. Rui Costa acredita estar sendo alvo de “fogo amigo” dentro do próprio governo.
*O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), lidera com ampla vantagem o ranking de influência digital com 87,36 pontos, entre os 27 governadores brasileiros, segundo o ILID – Índice Lab Pop de Influência Digital. Já o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, chama a atenção pela sua baixa performance, com 29,69 pontos. Com notas que variam de 0 a 100, a ferramenta analisou cinco plataformas: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X (antigo Twitter). Entre os Top 3 do ILID, além de Tarcísio, figuram os governadores Jorginho Mello (PL-SC) e Romeu Zema (Novo-MG), 45,26 pontos. Segundo Mário Marques, CEO da Lab Pop, “hoje, presença online é capital político e mostra com números, quem está no jogo”.
*Nesta sexta-feira (16), a Filarmônica de Minas Gerais apresenta a alegria incontida da Oitava Sinfonia de Antonin Dvorak, às 20h30, na Sala Minas Gerais. Ainda no programa, em celebração aos 250 anos de Boleildieu, a harpista da Orquestra, Clémence Boinot, sobe ao palco para apresentar o Concerto para harpa em Dó maior. A regência é do maestro associado José Soares. As apresentações acontecem, às 20h30, na Sala Minas Gerais.